quinta-feira, 17 de abril de 2008

Complexo de Empresas Falidas



Depois de construir, inaugurar e em menos de um mês falir a fábrica “ecologicamente correta” de vassouras de Xapuri, o prefeito Vanderley Viana parte agora para a terceirização da pequena manufatura. Para tornar isso possível, já encaminhou mensagem à câmara de vereadores solicitando autorização para tomar a providência. Resta saber o que o senador Geraldo Mesquita pensa da idéia, já que havia deixado claro, na sua última vinda ao município, que seu gabinete deveria recuperar os equipamentos para utilizá-los em outro local.

O Geraldo Mesquita é o pai da idéia da criação da fabriqueta e seu gabinete forneceu os equipamentos e a qualificação dos trabalhadores que, a princípio, trabalharam na produção dos primeiros exemplares das vassouras fabricadas a partir de garrafas plásticas de refrigerantes (PET). O senador trouxe a idéia de Fortaleza, capital do Ceará, onde, segundo ele, fábricas como essas são um sucesso na geração de emprego e renda, com resultados de caráter sócio-ambiental.

No caso de Xapuri, o empreendimento foi um grande fracasso, como todos sabem. Inaugurada com pompa e farto foguetório (clique aqui e leia), a fábrica não chegou a pagar os primeiros salários de cerca de 30 trabalhadores que apostaram na oportunidade de emprego. O “Complexo de Empresas Públicas de Xapuri”, como foi batizado o conjunto formado pela fábrica de vassouras, cerâmica municipal e uma fábrica (acreditem) de carvão é uma das maiores piadas desta administração.

O vereador José Maria Miranda informa que no mesmo pedido de autorização para terceirizar a fábrica de vassouras vai também o da cerâmica municipal, outro exemplo da imperícia administrativa do prefeito Vanderley Viana. A cerâmica é o único empreendimento gerador de renda e emprego viável que o município possui e que empregava cerca de 20 pessoas, mas que está há mais de dois meses parada. Os funcionários foram demitidos.

É incrível como as últimas administrações de Xapuri não conseguem sequer gerenciar uma simples olaria.

Nenhum comentário: