segunda-feira, 7 de abril de 2008

Inaugurada Fábrica de Preservativos de Xapuri

"A conciliação do desenvolvimento do meio ambiente com o desenvolvimento social"


Foto: Agência de Notícias do Acre

Governo inaugura fábrica de preservativos e assina acordo de R$ 22 milhões com o Ministério da Saúde.

A assinatura de um convênio entre o Ministério da Saúde e o governo do Acre no valor 22 milhões de reais marcou a inauguração da Natex – Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri. Os recursos, que serão destinados a capital de giro e investimento em novas tecnologias, serão repassados ao estado em três parcelas nos próximos três anos.

O governador Binho Marques inaugurou a fábrica com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, que veio substituindo o ministro Temporão, e, em seguida, plantou seringueiras, em companhia da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, do senador Tião Viana, do ex-governador Jorge Viana e do primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes de Barros.

Com previsão inicial de produção de cem milhões de preservativos anuais, a fábrica tem capacidade de expandir essa produção para 270 milhões de unidades ao ano. Com 2.664 metros quadrados de área construída, há espaço suficiente para aumentar o número de máquinas e ampliar a produção anual. A construção, que durou três anos, foi baseada nos conceitos de desenvolvimento sustentável, social e ambiental.

O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, afirmou que a produção da fábrica pode atingir quantidade suficiente para atender os estados da região Norte. “A fábrica, em sua produção plena, poderá atingir a marca de 300 milhões de preservativos ao ano, o que poderá suprir toda a região Norte e diminuir a dependência do Brasil da importação do produto”, disse ele.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que além de apoiar os programas de DST/AIDS a fábrica vai fortalecer a produção do látex na região. “É uma fábrica que atende a necessidade de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo em que agrega valor ao produto dos seringueiros, cria um novo padrão de produção e um processo novo de inclusão com a floresta em pé”.

Para o governador Binho Marques, o empreendimento do governo concilia o desenvolvimento do meio ambiente com o desenvolvimento social. “É uma fábrica de um novo tipo, que consegue conciliar o desenvolvimento do meio ambiente com o desenvolvimento social. Mas ela representa, especialmente, a possibilidade de inclusão social, com a presença do público, do privado e do comunitário (PPC). É um modelo que eu pretendo levar para as outras quatro regiões do nosso estado”, disse o governador.

No auge da produção, a fábrica deve gerar 150 empregos diretos e envolver 700 famílias da reserva extrativista Chico Mendes no fornecimento da matéria-prima. A expectativa do Ministério da Saúde é de que a renda dessas famílias juntas possa atingir mais de dois milhões de reais ao ano.

Ao todo, foram investidos 31 milhões de reais na construção da fábrica, na compra de equipamentos e no treinamento de mão-de-obra. do total de recursos, R$ 19,7 milhões foram aplicados pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Também foram investidos recursos do Ministério da Integração Regional, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

Nenhum comentário: