terça-feira, 1 de abril de 2008

Preço da castanha desaba

A Cooperativa Agroextrativista de Xapuri está discutindo nesta terça-feira, com seus associados, a definição do preço a ser pago a partir de agora pela lata de 10 quilos da castanha. Hoje pela manhã o valor do produto no município caiu para R$ 6,00

Em matéria veiculada ontem pelo jornal Xapuri Notícias, da Rádio Educadora 6 de Agosto, a direção da Caex informava que o preço da lata de 10 quilos da castanha estava fixado em 10 reais para associados e 9 reais para os não sócios da entidade.

Na manhã desta terça-feira, surgiu a informação – vinda de outros compradores - de que o preço do produto havia caído de forma drástica para 6 reais, ou seja, cerca de 40% a menos que o divulgado ontem pela cooperativa, que imediatamente suspendeu a compra de castanha dos não associados e manteve temporariamente o preço de 10 reais para os sócios. O presidente Luiz Íris disse que precisa estabelecer contato com os compradores para determinar valor que será praticado a partir de agora.

A Cooperacre – Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – não está comprando castanha, neste momento, na região de Rio Branco. Quando as compras foram encerradas, no mês de fevereiro, o preço praticado variava entre 6 e 7 reais. De acordo com o coordenador de estoque da Cooperacre, Raúl Saraiva, a previsão é de que o preço da castanha permaneça nesse patamar até meados do mês de maio, quando as usinas da Bolívia devem começar a comprar o produto das cooperativas acreanas.

A baixa no preço da castanha, que no ano passado chegou a atingir até o triplo do valor de agora, é resultado do alto volume do produto nos armazéns e a falta de compradores. Entendidos da prática extrativista afirmam que a castanheira (Bertholletia excelsa) oscila safras de alta e baixa produção, em períodos que variam entre 2 ou 3 anos. 2008 seria um dos anos de safra abundante.

Nenhum comentário: