sábado, 12 de abril de 2008

Varal de idéias

O professor, jornalista e ex-deputado federal Marcos Afonso estreou na blogosfera na semana passada. Seu blog, Varal de Idéias, dispensa comentários e mostra o pensamento e as opiniões do grande palestrante, cujo princípio ético dos escritos é "preservar e promover a vida". A seguir, reproduzo alguns trechos do post de lançamento do blog:
"Os varais são bandeiras ao sol, sinais das intimidades, de universos em miniatura, coloridos, em preto e branco, com ou sem legenda".
"É difícil viver sem lavar, secar, usar as roupas. E é quase impossível existir sem limpar, expor e aplicar as idéias".
"Com ou sem anis, sabão em barra ou em pó, na máquina, na tábua da curva do rio ou sobre o tanque no quintal, lavamos nossas idéias nas águas que escolhemos e as exibimos quando achamos que o sol está forte".
"Nesse mundo capitalista globalitário, de sonhos burocráticos, que mais parece uma clareira surrealista, quero me contrapor à dissimulação pastosa, melancólica, dos neoconservadores, bem como à cantoria epifânica desses tempos assombrados, de consumo descartável dos sentimentos, que acinzentam os sonhos".
"É difícil a crise que vivemos, e estamos meio sonâmbulos nela".
"Acredito que a inteligência humana terá capacidade de apresentar respostas maiores que os desafios desta crise. E que as rebeldias, as artes, a subversividade e o destemor criativo darão novas luzes ao conhecimento, à cultura e à ética, oferecerão sensatez na sustentabilidade e na política, produzirão mais solidariedade na nossa existência".
"Não estenderei neste Varal de Idéias as roupas encardidas do diletantismo saudosista (tão aconchegantes), nem lavarei roupas sujas que não me cabem mais. Mas desdobrarei os lençóis, cortinas, toalhas e bandeiras que continuam dando sentido ao vestiário das idéias que prossigo acreditando".
"Em síntese, um Varal de Idéias que possa oferecer substância aos sonhos, que amplie nossa sensibilidade e que nos encoraje a travar o bom combate, sem esquecer o princípio ético, inegociável, de preservar e promover a vida".

Marcos Afonso, 46 anos, casado, é acreano, professor e jornalista. Como Deputado Federal, foi membro da Frente Parlamentar Ambientalista Para o Desenvolvimento Sustentável, Vice-Presidente da Comissão da Amazônia e titular de comissões importantes (do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia) da Câmara dos Deputados.
Em 2002 foi eleito Liderança para a América Latina da GLOBE (Organização dos Legisladores para um Mundo Balanceado). Até 2005, foi o representante diplomático do Brasil na OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), que sistematiza ações sustentáveis nos oito países da Amazônia Continental.
Atualmente é Assessor Especial do Governador do Estado do Acre e Colaborador da Biblioteca da Floresta Marina Silva, onde coordena ação estratégica para uma metodologia de diálogo entre os saberes tradicional e moderno. Palestrante há quase três décadas, dedica-se hoje ao estudo da Sustentabilidade Ética.

Um comentário:

Unknown disse...

Estimado amigo Raimari!
Quando penso que estou sozinho, você me presenteia com a divulgação do meu Blog Varal de Idéias.
E logo em Xapuri, esta sempre Princesa encantada.
Me emociona o seu respeito.
Saber que você lerá sempre o Varal só aumenta a minha responsabilidade.
Grandíssimo abraço deste seu amigo.
Siga firme no seu "Xapuri Agora"... e sempre.
Marcos Afonso.