terça-feira, 1 de abril de 2008

Xapuri é entrave para Territórios da Cidadania

O coordenador do programa Territórios da Cidadania no território do Alto Acre e Capixaba, José Maria de Aquino, afirmou, em entrevista concedida à agência de notícias Rádio Web, nesta terça-feira, que a prefeitura de Xapuri tem se apresentado como um problema para a implantação do programa.

José Maria de Aquino, que é também dirigente do Conselho Nacional dos Seringueiros, fez a declaração ao repórter Walmor Parente, que cobre as informações da região Norte. De acordo com ele, divergências políticas alimentadas pelo prefeito de Xapuri, Vanderley Viana, estão impossibilitando o diálogo necessário entre os cinco municípios para a implementação do programa federal que vai destinar R$ 28.207.880,32 em 49 ações ao longo de 2008.

Todas as ações serão debatidas no Colegiado Territorial, com participação de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e da sociedade. A resistência dos representantes da prefeitura de Xapuri em participar de discussões no âmbito da regional antecede o lançamento do programa Territórios da Cidadania.

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre, desde o início do mandato do prefeito Vanderley Viana, também tem tido dificuldades para envolver o município de Xapuri nos debates acerca dos problemas comuns a todos os vizinhos da regional. Um bom exemplo disso foi quanto à discussão em torno da redefinição dos limites dos municípios do Alto Acre. Xapuri boicotou os encontros o quanto pôde.

Em fevereiro passado, o relator da comissão responsável pelas consultas populares realizadas em cada uma das localidade em disputa por municípios vizinhos, Joscires Ângelo, representante de Xapuri e assessor direto do prefeito Vanderley Viana, foi substituído da função depois de se ausentar por duas vezes seguidas dos encontros destinados à apresentação do relatório a ser aprovado pelo Condiac e levado à votação na Assembléia Legislativa.

O Território da Cidadania do Alto Acre e Capixaba possui 15.347,50 quilômetros quadrados e é formado pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri. Com uma população de 48.693 habitantes, dos quais 22.596 (46,41%) vivem na área rural, o IDH médio do território é 0,67. O Alto Acre e Capixaba tem 3.441 agricultores familiares, 4.553 famílias assentadas, 241 pescadores e três terras indígenas.

Nos próximos dias 3 e 4 de abril, quinta e sexta desta semana, acontece o Segundo Seminário do Colegiado do Territótio do Alto Acre e Capixaba para a apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas. O seminário vai ser realizado no município de Epitaciolândia.

Para acessar mais informações sobre o território do Alto Acre e Capixaba clique no link abaixo:

Caderno Território SDT/MDA

Joscires Ângelo esclarece:

O ex-relator da Comissão dos Limites Territoriais dos Municípios do Alto Acre, Joscires Ângelo, encaminhou mensagem ao blog explicando os motivos que o fizeram se ausentar das duas audiências públicas citadas no texto acima, quando deveria apresentar o relatório dos trabalhos desenvolvidos.

Segue a mensagem:

"Salve... Salve... Prezado amigo Raimari.

Reporto-me ao Blog Xapuri Agora sob tão conceituada responsabilidade sua, que durante todo esse tempo desde a sua criação sempre se pautou a criar um ambiente de discussão acerca dos problemas da nossa querida Xapuri e que se transformou num instrumento de comunicação referencial para muitos inclusive para minha pessoa.

Mas a minha intenção nesse momento é apenas colocar uma ressalva acerca do meu afastamento da Comissão de Redefinição Territorial dos Municípios do Vale do Acre, tendo em vista que muitas situações ventilaram, não havendo da minha parte nenhuma posição oficial, muito menos dos membros da Comissão pelos quais tenho imenso respeito e admiração. Minha saída se deu unicamente pelo fato de impedimento da instância que representava - Poder Executivo - em fazer parte da Comissão.

Em miúdos, a minha pessoa antes de ser o Relator da Comissão, era o assessor direto do Prefeito Municipal e por hierarquia reportava-me a ele, recebendo única e exclusivamente ordem direcionada do Chefe do Executivo Municipal.

Acontece que recebi ordem direta de não mais participar dos trabalhos da Comissão, faltando inclusive a duas audiências públicas o que desagradou a alguns integrantes e dificultando o diálogo entre a minha pessoa e alguns dos membros.

Todos os visitantes desse blog são sabedores que desde a Primeira quinzena de janeiro eu já tinha exposto a minha vontade de deixar a equipe da atual administração, pelo fato de que estaria altamente sobrecarregado, e exposto a situações que me desagradava como profissional que sou e como pessoa que todos conhecem, sendo que a partir daquela data nenhuma ação administrativa ficara mais sobre minha responsabilidade aguardando apenas a minha substituição, o que ocorrera de forma desconfortável, visto que mesmo diante das circunstâncias saí extremamente ofendido pelo atual Prefeito.

Quanto aos entraves mencionados é fato notório que não há participação dos membros representantes de Xapuri, unicamente porque são impedidos pelo Prefeito de participarem, visto que ele não acha importante nenhuma discussão em que ele não seja a palavra única.

Não somente a distinta Comissão está sendo prejudicada, como o Condiac como um todo e diversas outras instituições que por um motivo pífio da administração não recebem a colaboração nas discussões de Xapuri".

Joscíres Ângelo


Joscires Ângelo é um professor qualificado que por determinado tempo teve a ilusão de que poderia colocar sua capacidade a serviço da população de Xapuri ao mesmo tempo em que assessorava o prefeito Vanderley Viana. Durante praticamente todo o período que lá esteve foi uma das poucas ilhas de inteligência e bom senso perdidas no oceano de insensatez e ignorância que é a atual administração.

Nenhum comentário: