sexta-feira, 16 de maio de 2008

Barbeiragem

da Folha Online

O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) disse nesta quinta-feira (15) que colocar o ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) na coordenação do PAS (Plano Amazônia Sustentável) foi uma "barbeiragem". Viana foi sondado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente.

Como Viana tem interesses políticos - quer ser candidato ao Senado, em 2010 -, Lula acabou fechando com Carlos Minc, secretário estadual do Rio de Meio Ambiente. Marina, que já estava desgastada no governo, se irritou com o fato de Lula ter colocado Mangabeira na coordenação do PAS, uma área que tem muita relação com sua ex-pasta.

Para Viana, Mangabeira ainda é um "aluno" em se tratanto de assuntos da Amazônia. "Respeito o professor Mangabeira Unger, ele é professor de Harvard, o professor dos professores, mas em matéria de Amazônia eu acho que ele é aluno", disse ele em entrevista exclusiva à BandNews FM.

Mais cedo, Minc, disse que iria sugerir ao presidente Lula que convidasse Viana para assumir a coordenação do PAS. "Sugeri que o PAS tenha um coordenador-executivo local. Viana conhece a Amazônia, os governadores e prefeitos da região. É amigo da Marina Silva. Não vai se negar a isso", disse Minc.

Questionado se aceitaria o convite, Viana diz que não quer cargo no governo e que vai ajudar informalmente no que for preciso.

Nenhum comentário: