segunda-feira, 26 de maio de 2008

O lado bom de Xapuri

Centro de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde vai comemorar 4 anos de bons serviços prestados à população




Fundado no ano de 2004, o Centro de Fisioterapia de Xapuri é uma prova de que com dedicação, força de vontade e, sobretudo, com amor pelo que se faz, em oposição à escassez de recursos, é possível oferecer atendimento digno e humano à população. Com uma equipe composta por uma fisioterapeuta e não mais que duas ou três assistentes, o centro atende cerca de 40 pessoas por dia e já reabilitou e reintegrou ao convívio social um grande número delas.

Pioneira no interior do Estado, a unidade é referência no atendimento de pacientes com algum tipo de lesão ou seqüela no aparelho locomotor e outras de natureza congênita ou adquirida, com atendimentos fisioterapêuticos especializados nas áreas de ortopedia e traumatologia, geriatria, reumatologia, cardiologia, pediatria e pneumologia, neurologia, além de correção postural.

A coordenadora do Centro é a fisioterapeuta xapuriense Alessandra Pereira Caminha, formada pela Universidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os serviços oferecidos pelo Centro, segundo ela, são muito importantes para a comunidade e possíveis, hoje em Xapuri, em virtude da descentralização dos serviços de fisioterapia que eram disponibilizados apenas na capital acreana.

“Antes os clientes tinham que se deslocar até Rio Branco para poderem fazer uso de serviços de fisioterapia, e hoje Xapuri já dispõe desses serviços há quase 4 anos, evitando custos e despesas, além de trazer melhorias na qualidade de vida dos usuários dos serviços”, afirma Alessandra Caminha.

No próximo dia 28 de junho o Centro de Fisioterapia vai realizar uma passeata pelas ruas da cidade em comemoração aos seus quatro anos de funcionamento em Xapuri. O evento, que contará com a parceria do Detran-Acre, chamará a atenção para os cuidados com os acidentes de trânsito, responsáveis pelos problemas de grande parte das pessoas que buscam tratamento na instituição. Alessandra diz que pretende reunir o maior número possível de pessoas que já fizeram tratamento no centro nesses 4 anos.

“O nosso objetivo é trazer para essa caminhada a maior quantidade de pacientes que já passaram pelo nosso tratamento. Pessoas que chegaram aqui sem poder andar e que saíram daqui caminhando com suas próprias pernas. A finalidade é, acima de tudo, de conscientização com relação aos acidentes de trânsito e de outra natureza, responsáveis por grande parte das lesões que temos tratado aqui”.

Pacientes satisfeitos com a atenção fisioterapêutica

Desde a sua criação o Centro de Fisioterapia vem alcançando resultados significativos na luta pela reabilitação e reintegração social de pessoas em todas as faixas de idade. Jennifer, de 5 anos, é uma das crianças atendidas pela doutora Alessandra, como a fisioterapeuta passou a ser chamada pelos pacientes. Vítima de meningite, a garota chegou ao tratamento sem nem ao menos conseguir sentar, em virtude das seqüelas da doença. Hoje, cerca de três anos e meio depois, ela já ensaia algumas passadas com a ajuda da mãe.

Raimundo Nonato Uchôa, 73 anos, é pai de quatro filhos. Há dois anos teve a perna direita amputada, devido complicações causadas por trombose e diabetes. Seu Caboclo, como é chamado carinhosamente pelos amigos, há mais de um ano realiza sessões de fisioterapia no centro de reabilitação de Xapuri e agora se alegra com a possibilidade real de voltar a andar. Ele já está quase pronto para receber uma prótese que irá lhe devolver o poder de se locomover sem a ajuda de muletas ou cadeira de rodas.

“Vai ser a maior felicidade da minha vida poder voltar a andar de bicicleta, como eu sempre gostei de andar para todo lugar aqui na cidade, e no dia 28 eu vou participar da passeata. De bicicleta, se Deus quiser”, diz ele.

Para Alessandra, a felicidade está em ver os avanços dos seus "clientes" por menores ou mais lentos que sejam. Com uma dedicação imensa e um brilho no olhar comum a quem tem amor pelo ofício que escolheu, a profissonal comemora cada vitória alcançada com um sorriso largo. "O movimento de um dedo que não se mexia é um dia que ganho na minha vida", diz ela.

O centro de reabilitação atende de segunda a quarta-feira, durante todo o dia, de acordo com a disponibilidade do paciente, e chega a atender diariamente mais de 40 pessoas com tratamento, preventivo, convencional e orientação domiciliar. O paciente que necessitar de atendimento deve apresentar encaminhamento médico e agendar a consulta.

Nenhum comentário: