quinta-feira, 29 de maio de 2008

De vira-latas a pitbull

O repórter Tião Maia esteve em Xapuri, nos últimos dois dias, cobrindo o julgamento dos acusados do assassinato do sindicalista Ivair Higino para o jornal Página 20. Antes de vir à cidade, entrevistou o ex-vereador e atual vice-presidente da Fetacre, Raimundo Mendes de Barros, que parece não ter aprendido a lição das últimas eleições municipais, quando a divulgação, pelo PT do município, de fotos do então candidato a prefeito Vanderley Viana algemado, quando foi preso por tráfico de drogas, fez um efeito contrário ao desejado: Vanderley cresceu e impôs aos petistas uma derrota traumática.

Na eleição deste ano, incorrer em igual erro pode trazer os mesmos efeitos do passado. No papel de vítima, Vanderley é capaz de ganhar um Oscar. Na conversa com o jornalista, Raimundão toma como base uma das costumeiras e estapafúrdias declarações que o prefeito costuma fazer na sua TV clandestina para oferecer o mote para a entrevista, que foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do jornal. O ex-candidato a prefeito pelo PT nas últimas eleições denuncia o uso abusivo da retransmissora local do SBT, onde Vanderley faz campanha antecipada, achincalha e ameaça seus adversários.

Leia a seguir o texto que antecede a entrevista:

“Na campanha passada, eu era um vira-lata. Agora sou um pitbull. Se cuidem!”.

A declaração, em tom de ameaça, foi feita na semana passada pelo prefeito de Xapuri, Wanderlei Viana (PPS), num programa de TV em que ele comenta as eleições passadas e se apresenta para a próxima campanha como candidato à reeleição. A expressão “vira-lata” seria referência ao fato de, na época, em 2004, ele não ter mandato. “Pitbull” é, portanto, a definição canina de um homem investido de poder e se preparando para uma nova campanha.

Num programa de TV clandestino no qual ele viola a grade de programação da TV retransmissora do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) em Xapuri, com olhos vermelhos, dentes rangendo e trejeitos nada recomendados a um governante eleito pelo voto popular, o prefeito vem demonstrando que está muito longe da sanidade mental. Ou de fato assimilou a personalidade da raça de cão a que se referiu. O cão a cuja raça o prefeito xapuriense se comparou está associado à violência e a ataques cada vez mais freqüentes, incluindo seus donos. A agressividade da raça não é natural, defendem os criadores. Estaria associada à criação ruim e a um gene recessivo.

O tal gene, dizem os defensores da raça, pode atingir qualquer cão, independentemente de raça, mas que pode ser controlado a partir de criadores responsáveis, que devem estudar os cruzamentos e ter a consciência de não confiar exemplares a pessoas com perfil psicológico desviado.

O pitbull tinha reputação de cão leal e confiável durante as primeiras décadas do século passado. Nos últimos anos, contudo, essa imagem mudou. É considerado um animal extremamente violento, assassino de crianças e “merecedor” de banimento em alguns países. A raça é uma das quatro mencionadas especificamente na Lei de Cães Perigosos de 1991, no Reino Unido - as outras três são o fila brasileiro, o tosa japonês e o dog argentino.

Antes de se definir como cão, o prefeito xapuriense era conhecido pela alcunha de “Cotoco”, por ter desenvolvido, desde criança, a arte de ofender usando as mãos. Com o dedo-pilas, conhecido popularmente como o maior-de-todos, ereto e em forma de objeto fálico, o popular cotoco é uma ofensa porque, com a mão nessa posição, lembra um pênis humano em ereção. Embora antipático, o gesto se tornaria folclórico e o termo cotoco seria incorporado à identidade do prefeito. Contudo, depois que retornou ao cargo após amargar o ostracismo político por uma década - chegou a ser inclusive preso em flagrante pela polícia por uso e tráfico de entorpecente -, Wanderlei Viana agora usa as mãos para esmurrar adversários e até aliados.

A delegacia de polícia de Xapuri acumula mais de uma dezena de denúncias de pessoas que se dizem espancadas ou ameaçadas pelo prefeito, incluindo um de seus irmãos. É por isso que o ex-vereador Raimundo Mendes de Barros, o “Raimundão”, candidato petista derrotado na eleição vencida por Viana em 2004, está preocupado com a futura campanha eleitoral xapuriense.

Ele acha que o prefeito, em termos e violência, reúne os genes de cães perigosos, principalmente do pitbull, e a fúria própria tocada ao tóxico do qual ele é usuário.

“É o mínimo que a gente pode dizer um homem que age dessa forma. É só a Justiça requerer as fitas da TV de Xapuri para ver a violência com a qual ele age”, disse “Raimundão”, que está em Rio Branco em busca de providência contra o prefeito por entender que, se algumas medidas não forem adotadas, as eleições municipais xapurienses este ano podem ser uma tragédia, “inclusive com derramamento de sangue”.

Para “Raimundão”, o clima em Xapuri 20 anos depois do assassinato de Chico Mendes é praticamente o mesmo do período em que era tramado o assassinato do sindicalista - coincidência ou não, na mesma época em que Wanderlei Viana exerceu seu primeiro mandato como prefeito. É sobre o clima em Xapuri e o temor pelo derramamento de sangue que “Raimundão” fala na entrevista a seguir: Um pitbull à solta em Xapuri.

Na realidade, o ex-vereador foi à Rio Branco para dar publicidade a uma questão recém-iniciada entre políticos do PT e o prefeito. Vanderley Viana lançou mão de algumas máquinas, que ninguém sabe de onde saíram, e caiu dentro de algumas áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes sob o pretexto do intento de abrir alguns quilômetros de ramais.

A estratégia do prefeito, que é uma raposa felpuda na arte das artimanhas políticas, consiste no fato de sabendo que os serviços serão impedidos por não possuírem nenhuma licença ambiental, propagar a informação falsa, entre as comunidades carentes de vias de acesso, de que os ramais estarão sendo embargados pelos seus adversários do PT.

É inútil partir para esse tipo de reação contra um sujeito da categoria de Vanderley Viana. O jogo baixo e a troca de ofensas são suas armas preferidas, campos férteis para todo o seu arsenal de espertezas e ardis, como posar de pobre vítima de inúmeras perseguições daqueles que não se calam diante dos absurdos que é vezeiro em cometer.

Um comentário:

. disse...

o problema é que wanderley nao usa codigo de barras e nao se vendeu para a Petralha. Esse é seu defeito, no meu ponto de vista sua maior qualidade