terça-feira, 6 de maio de 2008

Direito de Resposta

A professora Rachide Sarkis, Coordenadora de Ensino da Escola Estadual Infantil Latife Zaine Kalume, onde estuda meu filho Raimari Cardoso Júnior, de cinco anos, enviou a seguinte mensagem como Direito de Resposta aos comentários feitos por mim na postagem Algumas verdades:

Em resposta a postagem do incidente ocorrido na quinta-feira, dia 1º de maio.

Caro amigo Raimari,

Estou extremamente ofendida enquanto servidora da escola infantil em que seu filho, Raimari Jr., estuda. Visto afirmação que você faz no seu blog, dizendo que a escola nem se quer procurou saber notícias de seu filho, o qual sofreu esse incidente no dia 1º de maio, quinta-feira e não no dia 02/05 conforme você menciona.

O que me parece é que não está havendo comunicação entre você e sua esposa, pois tanto eu como a Profª. Moncada, atual gestora dessa citada instituição, estamos mantendo contato com sua esposa, Márcia (via celular), para saber notícias do pequeno Jr., como também levando à mesma uma palavra amiga. Inclusive levo ao seu conhecimento que pedi à minha mãe para junto a um grupo de fiéis que rezassem pelo seu filho, por vocês pais e também por nós, servidores da escola, pois estamos sentindo muito pelo incidente ocorrido. (Enfatizo que durante esse mês de maio, todas as noites estão acontecendo corrente de orações à Mãe de Jesus na Igreja de São Sebastião. E que tamanha é nossa Fé).

Na oportunidade, enfatizo ainda que nas reuniões de Pais e Responsáveis, pedimos aos presentes que não dessem e nem tão pouco deixassem seus filhos trazerem dinheiro, inclusive moedas para a escola, visto que não é permitido por essa instituição vendas de qualquer guloseima. (Aliás, não consta em nossos arquivos assinatura de presença sua e nem da mãe do pequeno Júnior na lista de presença das reuniões realizadas). Apesar de termos conhecimento (por sua esposa), que a dita moeda era de uma coleguinha e que o Raimari Júnior pegou e a levou à boca.

Como adultos e pais que somos, sabemos que incidentes assim acontecem também sob os nossos olhares, em casa, infelizmente. Imagina numa sala de aula com uma única Profª. (não estou aqui querendo justificar). Não se trata de falta de cuidados, somos sujeitos a tudo!Gostaria de ressaltar, que não trabalhamos com tais materiais, pois não consideramos para uso na educação infantil como pedagógicos.

Encarecidamente, peço a especial gentileza do nobre amigo que aceite esse comentário que ora faço, tratando-se de democracia e direito a resposta (espaço de comentários).

Cordialmente,

Profª. Rachide Sarkis, atual Coordenadora de Ensino da Escola Estadual Infantil Latife Zaine Kalume.

Que Deus proteja o pequeno Raimari Júnior, como todos nós!

◙ Reconheço a confusão de datas, o incidente aconteceu no dia 1º de maio, realmente. Esclareço, no entanto, que quando postei o texto, no último domingo (4/5), às 16:06, nem eu nem minha esposa haviamos recebido qualquer telefonema dos dirigentes da escola. Esses só aconteceram a partir da manhã da segunda-feira, dia 5 de maio. Não atualizei as informações por ter ficado sem acesso à internet nos últimos dois dias.

Quero dizer que não tive a intenção de ofender a ninguém, senão expressar o que pensava e sentia naquele momento. Também não tive o objetivo de atingir a ninguém de modo particular com meus comentários, mas sim de cobrar responsabilidades e cuidados que cobraria de minha esposa ou de mim mesmo, caso o incidente tivesse ocorrido em minha casa.

A falsa premissa de que "acidentes acontecem" não deve servir de justificativa para a ocorrência de fatos lamentáveis como esse. Antes, acredito que acidentes se evitam. E quando isso não acontece é sinal que algo está errado e deve ser consertado. É apenas isto que quero deixar claro, sem querer alimentar polêmicas com pessoas que estimo e respeito ou atribuir culpas a quem quer que seja.

Nenhum comentário: