quarta-feira, 21 de maio de 2008

Em tempo

Recebi uma série de reclamações e contestações referentes às informações sobre alguns dados de uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Data Control que decidi publicar aqui neste espaço, no dia de ontem. Vêm de alguns leitores do blog e de alguns pré-candidatos que não aparecem entre os primeiros colocados. Adianto, com todo respeito, que não faço pesquisas, apenas divulgo o que chega até mim. Esclareço também que não me interessa favorecer A, B, C ou D.

Tomei a decisão de publicar, por duas vezes, resultados de pesquisas de opinião encomendadas por partidos ou políticos envolvidos com o processo eleitoral que se aproxima por entender que os maiores interessados em saber como está a situação de momento, com relação à sucessão municipal - os eleitores -, geralmente ficam alheios a essas informações que costumam viajar de boca em boca ou ser utilizadas por alguns setores da imprensa acreana para beneficiar um ou outro candidato.

Nas duas oportunidades, sempre fiz questão de deixar claro que as pesquisas são suspeitas, quando divulgadas publicamente, pelo fato de serem encomendadas por pessoas ou partidos interessados na disputa. O que se nota, no entanto, é que apesar de não ganharem as páginas dos jornais, os números oriundos dos levantamentos findam sendo utilizados com fins de influência de eleitores, pois, em virtude do pequeno tamanho da cidade, são transmitidas de um a outro sem nenhuma base confiável.

Em nenhum momento atendi pedido de quem quer que seja para tornar pública alguma informação. E sempre que resolvi por publicar, o fiz com base em informações que considerei confiáveis e seguras. Tenho em mãos alguns extratos de pesquisas fornecidos por fontes que tenho o direito e o dever de preservar. Nem todas tornei públicas por considerar algumas absurdas. Outras, mais sensatas, resolvi divulgar alguns dados, por minha livre iniciativa e sem interesse de prejudicar ninguém.

No dia 22 de fevereiro, por exemplo, divulguei números de uma suposta pesquisa (veja aqui) encomendada pelo prefeito Vanderley Viana, manifesto candidato à reeleição, que apontava o empresário Manoel Moraes de Sales (PSB) em primeiro lugar, com boa vantagem sobre Ubiracy Vasconcelos (PT) e Vanderley Viana (PPS), empatados em segundo. Elenira Mendes e Marcinho Miranda apareciam em seguida com 6% e 2%, respectivamente. Os números me foram confirmados por pessoa de confiança do prefeito.

Ontem, de posse de dados de um estudo realizado pelo Instituto Data Control, resolvi divulgar alguns números, mesmo contra a vontade da fonte que me confiou as informações. Nesta, o pré-candidato do PT, Ubiracy Vasconcelos, aparece em primeiro lugar, levando inexpressiva vantagem sobre Vanderley Viana, em segundo, na abordagem espontânea. Já na abordagem estimulada, Marcinho Miranda sobe para segundo com pequena diferença atrás do petista, que continua em primeiro em dois cenários diferentes. Em todas as simulações o empresário Manoel Moraes aparece em quarto lugar.

Em todo caso, para evitar mais polêmicas em torno do assunto, resolvi suprimir da postagem os números que já eram conhecidos de grande parte dos moradores da cidade antes que eu tivesse a idéia de publicá-los. Mais transparência é o que a população pede a um processo político-eleitoral que se dá, sem exceções, à sua revelia.

Nenhum comentário: