sexta-feira, 23 de maio de 2008

Esgotos podem contaminar água em Xapuri



As obras de construção de três mil e duzentos metros de rede de esgotamento sanitário para atender cerca de duzentos e cinquenta domicílios no centro de Xapuri já começaram com problemas. De acordo com a gerência local do Deas - Departamento Estadual de Águas e Saneamento - a rede de canalização dos esgotos está sendo feita acima da rede de distribuição, o que poderá trazer sério risco de contaminação da água no futuro.

O gerente do Deas no município, José Augusto Mirim, informa que já entrou em contato com a direção estadual do órgão para comunicar o problema. Mirim não sabe explicar porque sendo uma obra de saneamento básico, cujo órgão concedente dos recursos é a Funasa, o Deas não foi convidado a participar de nenhum planejamento acerca dos cuidados que devem ser tomados com relação à rede de abastecimento de água.

A obra, conveniada pela prefeitura, é importantíssima para a cidade, apesar de trazer uma série de transtornos temporários. Nesta quinta-feira (22), por exemplo, durante os trabalhos de aberturas das valas que vão receber a canalização, houve o rompimento de uma tubulação que provocou falta de água em grande parte da cidade. De acordo com o Deas o fornecimento já está sendo restabelecido.

Segundo informações prestadas pelo engenheiro responsável pelos serviços, Antônio José Castro Pinto, com a construção desse sistema de esgotamento sanitário os dejetos provenientes dos banheiros das residências receberão tratamento antes de chegar ao Rio Acre. O prazo para a conclusão da primeira etapa, que atenderá as ruas do centro da cidade, é de 90 dias. A segunda etapa deve ser realizada apenas em 2009.

Nenhum comentário: