domingo, 18 de maio de 2008

"O Acre era um lixo"

O jornalista Altino Machado traz em seu blog, neste domingo, uma postagem sobre o trabalho dos estudantes Davi Sopchaki, 20, (engenharia florestal), e Thiago Fialho, 21, (direito). Os dois participam na web do fórum SkyscraperCity, mais conhecido como SSC, cujo tema é urbanismo, com uma vasta quantidade de imagens sobre o assunto.
Segundo Altino Machado, Davi e Tiago não são petistas, mas passaram os últimos meses dedicados em reunir uma seqüência de fotos para mostrar a transformação promovida pela prefeitura de Rio Branco e o governo estadual na capital acreana. Mudanças realizadas em municípios como Cruzeiro do Sul e Xapuri também aparecem nas fotografias.
Em Rio Branco é possível ver o antes e o depois do Parque da Maternidade, do Parque Tucumã, da Via Chico Mendes, do Palácio Rio Branco, do Memorial dos Autonomistas, do acesso ao aeroporto, da Praça do Seringueiro, da Praça dos Povos da Floresta, do Hospital da Criança, do Mercado Velho, da Praça da Revolução, da Gameleira, da Tentamen e de várias outras transformações da paisagem urbana da capital.
No caso de Xapuri, pode-se ver o antes e o depois das ruas 17 de Novembro e 6 de Agosto, que formam o histórico centro comercial da cidade. Seguem as fotos:
Antes
Depois




Em Xapuri houve também a restauração do prédio da antiga prefeitura, transformado no Museu do Xapury. A câmara de vereadores do município vai votar nesta semana um projeto de lei que doa ao Estado do Acre o patrimônio municipal. No entanto, a transformação mais importante realizada pelo governo do estado em Xapuri nos últimos 10 anos foi o asfaltamento da Estrada da Borracha, conhecida antes por Ramal do Entroncamento - trecho de 12 quilômetros que liga a cidade à BR-317.
O governo do estado iniciou há alguns anos, em Xapuri, um trabalho de retirada das casas comerciais localizadas na margem do Rio Acre, na extensão das ruas que compõem o centro comercial. A área foi ocupada a partir da década de 70 com a permissão do poder público municipal e ainda hoje a prefeitura permite que alguns comerciantes e empresários ali edifiquem pequenos comércios e bares.
Algumas lojas chegaram a ser retiradas, no início da Rua 6 de Agosto, após seus donos serem indenizados, mas, por razões pouco conhecidas, infelizmente, o projetou foi paralisado logo no seu começo. Virar a cidade de frente para o rio seria uma transformação importante para Xapuri que, segundo alguns contam, começou a ser chamada de 'Princesinha do Acre' pela beleza da fachada de suas casas comerciais avistadas pelos navios que chegavam pelo Rio Acre, durante o melhor período da produção da borracha no século passado.
Clique em "Acre - Melhorias urbanas nos últimos 10 anos - Fotos de antes e depois das obras" para ver todo o trabalho de Thiago Fialho e Davi Sopchaki.

Nenhum comentário: