terça-feira, 13 de maio de 2008

Olho gordo na Câmara

Assistir a uma sessão da Câmara de Vereadores de Xapuri seria uma tarefa tremendamente enfadonha, caso não fosse, até certo ponto, engraçada. Na reunião desta terça-feira, discutiu-se quem é o pai do PAC, se Lula ou FHC, enquanto os vereadores Pedro de Aquino (Dem) e Clemilton Lima (PSDB) disputavam a paternidade do pedido que levou a prefeitura a executar uma espécie de meia-sola de operação tapa buracos no bairro Sibéria. Em meio ao bate-boca, o presidente da casa, Ronaldo Ferraz, tropeçou num mastro e derrubou a Bandeira Nacional que nada tinha a ver com a confusão.

Entre os assuntos mais sérios, os vereadores da bancada do PT chamaram a atenção dos demais para o sumiço de um trator Agrale, de propriedade do município, que teria saído de Xapuri em cima de um caminhão para lugar incerto e não sabido. Suspeita-se que a máquina tenha tomado o rumo de uma empresa particular, credora da prefeitura, a título de pagamento de uma suposta dívida não honrada pelo município. A bancada petista solicitou, via requerimento, explicações do prefeito sobre o assunto.

Na pauta de votações, entre os projetos mais relevantes estava o que dispõe sobre a doação do prédio do Museu do Xapury ao Estado do Acre. O museu funciona no prédio da antiga prefeitura, na rua principal da cidade, que foi cedido pelo município ao governo do estado, na gestão passada, por um prazo de cinco anos, o que causou um ataque de fúria no prefeito Vanderley Viana. O projeto, no entanto, não foi votado hoje. Na última hora a matéria foi retirada da pauta e será apreciada somente na próxima semana.

Inaugurado em 3 de agosto de 2004, o Museu do Xapury, se transformou em motivo de polêmica entre o governo estadual e o prefeito Vanderley Viana, que por diversas vezes ameaçou invadir e tomar à força o prédio, como chegou a fazer no caso da Rádio Educadora 6 de Agosto, que teve os seus equipamentos também cedidos ao governo. A invasão rendeu um processo na justiça federal ao prefeito. A cessão foi feita pelo antecessor de Vanderley, o ex-prefeito Júlio Barbosa.

A sessão desta terça-feira recebeu um público bem maior que o de costume. Na platéia estavam vários pré-candidatos a vereador de diversos partidos. Não se sabe se procuravam aprender alguma coisa com os atuais titulares da vereança ou se botavam olho gordo nas cadeiras mais vulneráveis. O certo é que alguns dos atuais parlamentares se mostraram desconfiados com a presença tão próxima da concorrência.

Nenhum comentário: