quarta-feira, 21 de maio de 2008

Organização comunitária

A Associação de Moradores do bairro Sibéria, em Xapuri, se prepara para comemorar 21 anos de existência.


João Jorge Cosmo da Silva
A história do Município de Xapuri é constituída a partir da organização dos seus munícipes em sindicatos, associações de produtores e comunitárias que se contraporiam, ao longo dos tempos, às políticas de exploração indiscriminada dos recursos naturais e do homem produtor.

Com pouco mais de 13 mil habitantes, o município de Xapuri tem problemas que pouco a pouco vêm comprometendo o desenvolvimento do seu capital social, econômico, político e ambiental. Nos últimos 04 anos, cresceu o número de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal; aumentou o índice de violência, furtos, empobrecimento financeiro e o desajuste familiar.

Impulsionados pelos graves problemas e carências que fazem parte do dia-a-dia da vida das pessoas nos bairros, em 10 de junho de 1987 foi criada a Associação dos Moradores do Bairro da Sibéria, com o objetivo de unir as pessoas, com o fim de lutarem em favor daquilo que era necessário para melhor viverem no seu bairro. Ao completar 21 anos de existência, sendo protagonista de suas próprias metas de ações e projetos, a Associação tornou-se ao longo dos anos, a principal organização comunitária urbana de Xapuri.

A comunidade da Sibéria, que se localiza numa área terra que equivale a 60% da área geográfica do município de Xapuri, fica isolada da cidade pelo Rios Acre, principalmente por não dispor de nenhum instrumento de integração - como uma ponte sobre esse mesmo rio - tem cerca de 1.800 habitantes, que vivem em situação precária. Alijada de serviços básicos fundamentais, 100% da comunidade não possui esgotos ou tratamento similar; não possui calçamento de ruas; 50% das residências possui luz elétrica através de rabichos. A renda da maioria das pessoas do bairro não ultrapassa R$ 150,00 mensais.

Nos últimos anos, passou-se a comemorar o aniversário de Fundação da Comunidade que neste ano de 2008 completará 21 anos de existência. Por ter se tornado uma das maiores festas de Xapuri, não pode deixar de ser comemorada, pois une os moradores através da comercialização de produtos da região, de práticas esportivas e culturais, fortalece os saberes tradicionais, além valorizar a luta de um povo tão sofrido. O Projeto na Comunidade a Vida é Melhor, apresentado pela Associação de Moradores do Bairro da Sibéria, tem a pretensão de firmar parcerias na realização do evento de comemoração do 21º Aniversário da Sibéria, que acontecerá no período de 10 a 14 de junho de 2008.

A Comunidade da Sibéria, localizada nas margens esquerda do Rio Acre e Rio Xapuri, no Município foi povoada a partir da segunda metade da década de 60, do século XX, com o advento das atividades econômicas da pecuária. A necessidade de se derrubar grandes áreas de mata virgem durante o processo de implantação das fazendas para a criação e engorda de gado, provocou uma ruptura na base produtiva tradicional da região, que era a extração do látex da seringueira, árvore nativa da região. Com isso, uma grande quantidade de trabalhadores rurais (Seringueiros e castanheiros), foram obrigados, seja de maneira pacífica ou violenta, por ação dos jagunços (pistoleiros) dos fazendeiros, a abandonarem suas áreas de terras e migraram para a cidade.

A migração do homem do campo para a cidade facilitou o surgimento de vários bairros nos arredores do centro urbano de Xapuri. Um dos bairros que mais sofreu mudanças em sua estrutura demográfica, até por ser geograficamente formado por terras devolutas, sem nenhum tipo de resistência que impedissem as pessoas de construírem ali suas residências, foi o Bairro da Sibéria, que sem estruturas de saneamento básico, rapidamente maquiou-se de bairro periférico, transformando-se em um local insalubre, onde se proliferam vários tipos de doenças, colocando em risco a vida das pessoas, principalmente das crianças.

Culturalmente, o bairro se transformou numa salada, que só conhece os ingredientes quem a produziu. Muitos costumes diferentes, que provocam muitas discussões e intrigas entre vizinhos, além da falta de trabalho e de perspectiva de vida. Quase sempre, no entendimento de algumas pessoas, bebidas alcoólicas foram a causa. Com isso, muitas famílias foram destruídas; adolescentes se prostituíram na busca de sobrevivência e a violência aumentou consideravelmente.

A denominação Sibéria teve sua origem no período da Primeira Guerra Mundial. Importante matéria prima, utilizada na produção de materiais bélicos, muitos países passaram a se interessar pela borracha natural da Amazônia, com isso, nas áreas onde existia uma grande quantidade de árvores de seringueira, foram implantados os seringais, e, em torno dos quais ficavam os seringueiros, sempre subordinados ao patrão, que tinham por sua vez, vínculos econômicos importantes com os industriais que vendiam a borracha para países interessados.
A partir deste vínculo com outros países, a grande maioria dos seringais de Xapuri e do Acre foram denominados (identificados) com o nome de algum país ou estado estrangeiro, tais como: Venezuela, Japão, Filipinas, etc. e nesta linha de identificação está o seringal Sibéria, que é um dos maiores da região. Devido à ligação geográfica, econômica e populacional das pessoas do Seringal Sibéria com a localidade hoje denominada Sibéria, nasceu o bairro da Sibéria, que fica limitado a Leste com a margem esquerda do Rio Acre e o Município de Rio Branco, a Oeste e Norte com a Reserva Extrativista Chico Mendes e ao Sul com a margem esquerda do Rio Xapuri.
Depois de quase dois anos de muitas reuniões, discussões, namoros e celebração de contratos entre os moradores, foi fundada oficialmente, em 10 de junho 1987, a Associação dos Moradores do Bairro da Sibéria. Sua fundação foi motivada pelo isolamento, sofrimento e estado de miséria em que estavam vivendo os moradores da comunidade. Com o propósito claro de juntar as pessoas em torno de objetivos comuns, tais como: a luta em favor de escolas pública na comunidade, energia elétrica, água potável, arruamento, emprego e renda, escoamento e beneficiamento da produção agrícola etc. Em menos de 5 anos de existência, a Associação dos Moradores do Bairro da Sibéria transformou-se na principal organização comunitária do município de Xapuri.
Com uma proposta de desenvolvimento comprometida com a melhoria do nível vida das pessoas de forma coletiva, direcionada principalmente para as famílias mais carentes, a comunidade conseguiu, a partir do envolvimento da grande maioria dos moradores, junto aos governos estadual e municipal, algumas vitórias importantes em diversas áreas.
Saneamento básico: distribuição de água tratada e canalizada para 99% das residências, implantação de 3 poços artesianos, luz elétrica em 80% das residências, construção de 40 módulos sanitários, abertura e limpeza de algumas ruas com coleta de lixo residencial, etc.
Na área do produção: transporte temporário para transportar os produtos dos pequenos agricultores, melhorias de áreas agrícolas, construção de açudes para a piscicultura, máquinas e equipamentos para o beneficiamento de alguns produtos agrícolas.
No setor educacional: luta em favor da reforma e ampliação da escola de ensino Fundamental Madre Gabriela Nardi, informatização da Escola “Madre Gabriela”, implantação da escola de ensino infantil São João do Guarani e implantação na comunidade da maior escola comunitária de informática de Xapuri, com 20 microcomputadores.
Na área de produção e geração de emprego e renda: implantação da cerâmica comunitária, do açougue comunitário, da beneficiadora de arroz, implantação de hortas comunitárias, mercado da Sibéria, fábrica de produção de produtos de limpeza, marcenaria comunitária, hoje, responsáveis por mais de 20 empregos diretos.
Na área da cultura: construção do Centro Comunitário “Reginaldo Fernandes”, implantação da biblioteca comunitária, além de uma vasta programação cultural que acontece durante o ano: festa da mães, festas juninas, festa dos aniversariantes do mês, aniversário da Sibéria, festa de final de ano, Natal, etc.
Na área da segurança: construção e implantação do posto policial.
Tudo isso, fez da associação da Sibéria uma entidade respeitada e capaz de ser uma força propulsora na proposta de desenvolvimento sustentável do Município de Xapuri.
◙ João Jorge cosmo da Silva é presidente da Associação dos Moradores do Bairro Sibéria.

Nenhum comentário: