quinta-feira, 1 de maio de 2008

Palanque televisivo

Se a Justiça Eleitoral não coibir, o “Jornal Xapuri”, levado ao ar diariamente pela assessoria de comunicação do prefeito Vanderley Viana, através da retransmissora do SBT, se transformará em um verdadeiro palanque da campanha à reeleição. Atualmente, o programa já faz uma intensa promoção política do prefeito, se abstendo da informação e priorizando a propaganda, que é feita de forma clara e descarada.


Em uma das edições, o apresentador Josimar Tavares, com um título de eleitor na mão, anuncia obras da prefeitura e exalta a figura do prefeito, ao mesmo tempo em que faz repetidos lembretes de que aquele documento (o título de leitor sendo mostrado para a câmera, como se vê na foto) é uma arma importante para o povo eleger os seus vereadores e “saber se vai reconduzir o prefeito ao seu cargo”.
Diariamente, o “jornal” exibe imagens do manifesto candidato à reeleição fazendo visitas a residências, apertando a mão de populares, discursando em inaugurações, além de outras artimanhas já bem conhecidas da prática eleitoreira. Isso sem falar dos costumeiros discursos feitos pelo prefeito ao vivo, quando costuma se defender das críticas que recebe, agredindo moralmente os seus adversários, sem esquecer, é claro, de se fazer de vítima e de coitado.
As regras recém divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, referentes à propaganda eleitoral nos meios de comunicação, dizem que os veículos impressos podem emitir opinião favorável a determinado candidato, desde que não cometam abusos nem excessos. Já as emissoras de rádio e televisão não podem dar tratamento privilegiado nem veicular opinião favorável ou contrária a candidato, partido ou coligação.
As emissoras também não podem divulgar filmes, novelas ou minisséries ou qualquer outro programa que faça alusão ou crítica a candidato. A Justiça Eleitoral promete ser rigorosa com os abusos cometidos, principalmente com a propaganda eleitoral antecipada que, pelo que se vê nas imagens da TV Xapuri, pode estar está acontecendo de forma não muito dissimulada, por trás de um programa dito jornalístico.

Nenhum comentário: