sexta-feira, 9 de maio de 2008

"Pecuária extensiva é antiprodutiva"


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse na manhã desta sexta-feira, no programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, quando respondeu perguntas de jornalistas de todo o país sobre a III Conferência Nacional de Meio Ambiente e o lançamento do Plano Amazônia Sustentável, que a pecuária extensiva por hectare é antiprodutiva e que o manejo florestal feito de forma adequada, com uso da tecnologia é muito mais rentável.
Com relação a uma afirmação feita no final de abril pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, Assuero Veronez, ao jornal Folha de São Paulo, de que a floresta tem baixíssimo valor econômico, a ministra respondeu que 50% da chuva na região é produzida pela própria floresta, “que tem um grande valor em si mesma e presta um serviço ambiental de equilíbrio ao país e ao mundo”.
"Na lógica anterior, iniciada na década de 70, tinha valor a propriedade desmatada; na lógica atual tem valor a propriedade que consegue preservar seus ativos ambientais. As medidas estão sendo tomadas exatamente para que se tenha uma inversão da lógica anterior", disse a ministra.
Sobre a declaração do presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Manoel Cunha (veja), sobre o avanço da pecuária na Reserva Extrativista Chico Mendes, Marina Silva disse que o Ministério do Meio Ambiente tem trabalhado uma forte agenda de criação de planos de manejo das Reservas, como o da própria Resex Chico Mendes que acaba de ser concluído, e que são voltados para o manejo florestal comunitário com o objetivo de que os extrativistas não desmatem acima do que está previsto na lei.
A ministra disse ainda que o Programa de Comunidades Tradicionais, que será lançado brevemente, estará dando uma resposta para a situação das reservas extrativistas para que elas tenham eficiência, mas de acordo com a natureza a que foram criadas. "Uma atividade de baixo impacto que viabilize econômica e socialmente as comunidades ali presentes, mas que não tenham atividades contrárias à sua preservação, como as que o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros mencionou.
Ouça a entrevista com a ministra Marina Silva na íntegra no programa Bom Dia Ministro.

Nenhum comentário: