terça-feira, 20 de maio de 2008

Pesquisa indica eleição disputada em Xapuri

As primeiras pesquisas de opinião sobre as eleições municipais deste ano, realizadas em Xapuri até o momento, são todas suspeitas e servem apenas para avaliações internas, apesar de, às vezes, serem utilizadas para vitaminar este ou aquele (pré) candidato. Foram todas encomendadas pelos partidos ou pelos próprios concorrentes. Algumas são absurdas ou beiram o ridículo, como uma que diz que o prefeito Vanderley Viana teria, à época em que foi realizada, (entre os meses de março e abril) uma intenção de votos superior a 63%. Pura piada. Outras são mais coerentes com a realidade que se pode atestar acompanhando o dia-a-dia dos fatos e assuntos políticos da cidade.

Uma dessas pesquisas mais sensatas foi realizada no último dia 25 de abril pelo Instituto Data Control, de Rio branco, e mais do que a situação individual de cada pré-candidato, em vários cenários diferentes e em abordagens espontâneas e estimuladas, mostrou que o eleitor xapuriense ainda não tem idéia certa sobre em quem irá votar. Em uma consulta espontânea, 68% dos eleitores consultados não sabem em quem vão votar. Na consulta estimulada com todos os manifestos pré-candidatos confirmados até o momento, esse número cai para 24%, mas ainda fica em primeiro lugar. Isso mostra que a eleição de Xapuri não tem favoritos e que a campanha e o corpo a corpo é quem vão definir a parada.

O levantamento do Data Control mostra também alguns dados importantes e ao mesmo tempo tristes com relação à situação do município. Das 150 pessoas entrevistadas em vários bairros da cidade, 22,7% são analfabetas; 49,3% têm ou cursam o ensino fundamental completo; 20,7% têm ou cursam o ensino médio; e apenas 7,3% possuem ou cursam o nível superior. 72% dos entrevistados têm renda mensal inferior a R$ 830,00 e 28,7% vêem no desemprego o maior problema da cidade. Mesmo assim, 46,7% afirmam que gostam da cidade e 55,3% garantem que estão satisfeitos com a vida que levam.

Com relação à intenção de votos, na pesquisa de intenção espontânea, quando o entrevistador apenas pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar um quadro com nomes, o levantamento aponta empate técnico entre Ubiracy e Vanderley. Já na intenção estimulada, em que o entrevistador apresenta um quadro com uma relação de possíveis candidatos, em dois cenários o pré-candidato do PT aparece à frente, com pequena vantagem sobre Márcio Miranda, do PSDB, que toma o segundo lugar de Vanderley Viana, do PPS.

Nenhum comentário: