sábado, 10 de maio de 2008

Uma lição ao desgoverno

Prefeitura cruza os braços e comunidade rural constrói ponte



A comunidade do ramal do Fura, na zona rural de Xapuri, acaba de reconstruir a ponte que lhes permite acesso à estrada da Borracha, único meio de se chegar à cidade. A obra foi inaugurada no final de semana passado, com muita festa por um motivo especial: a obra foi realizada por conta da própria comunidade, sem contar com um único prego da prefeitura do município, que virou as costas aos apelos da população que esteve por mais de um mês isolada da zona urbana.



A iniciativa dos produtores da região é um bom exemplo de que, mesmo com o descaso da administração municipal, e possível, com base na cooperação, resolver muitos problemas comuns a todos. A ponte, que fica localizada a cerca de 250 metros do portal de entrada da cidade, espécie de elefante branco recém-inaugurado pela prefeitura de Xapuri, desabou no dia 11 de março passado, após ficar por dois anos em estado precário.

Na época em que a ponte ruiu, o secretário de obras da prefeitura, Francisco Ferreira da Silva, o Neném Borges, informou que a prefeitura se reuniria com a comunidade para discutir as providências a serem tomadas. No entanto, nada aconteceu e se não resolvessem reconstruir a ponte por iniciativa própria, os moradores ainda estariam enfrentando imensas dificuldades para chegar à cidade, pois a única forma de se fazer isso era atravessando o leito do igarapé.

Na foto abaixo, o estado em que ficou a ponte após o desabamento.

Nenhum comentário: