segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vitimizar Vanderley, não pode.

Concordo com o colunista político do jornal A Gazeta, Luís Carlos Moreira Jorge, quando diz que as denúncias feitas pela bancada do PT e pelo vereador Raimundo Gondim (França) contra Vanderley Viana, nesta altura do campeonato, podem lhe favorecer. Os vereadores e a própria câmara, como um todo, já tiveram tempo e motivos de sobra para colocar o prefeito contra a parede e não o fizeram. Se até agora não juntaram provas concretas dos desmandos que juram existir é porque nunca investigaram de forma efetiva e, quando tentam, sempre o fazem de forma a deixar transparecer o viés político-partidário, como no caso de agora. É hora de deixar o homem quieto e procurar derrotá-lo nas urnas.

Desde o seu início, a administração de Vanderley Viana é marcada por suspeitas de irregularidades e por loucuras e esquisitices que até Deus duvida que possam partir de um gestor público eleito pelo povo. No dia de sua posse se recusou a fazer o juramento tradicional (e obrigatório), ameaçou de morte o vereador Clemilton Lima, foi acusado de pagar um show do cantor Paulo Diniz com dinheiro do Fundef, ocasião em que foi denunciado até por aliados de sua campanha, permitiu a construção de bares em praças públicas sem autorização da câmara e uma mais uma série de desmandos atribuídos a ele por vereadores e ex-aliados políticos. Nunca sofreu nada por isso tudo.

Apesar de todas as acusações e intrigas envolvendo o nome do prefeito, ele continua livre, leve, solto e risonho, aparecendo razoavelmente bem nas pesquisas internas realizadas até agora. Vanderley parece imune a tudo e a todos. Não respeita as leis, ignora a câmara, não comparece a audiências judiciais, utiliza um canal de TV para agredir os adversários e fazer propaganda irregular, coleciona processos na justiça por calúnia, difamação, agressão física, racismo, entre outros, mas segue o seu caminho tortuoso demonstrando não se preocupar com as conseqüências que seus atos possam lhe trazer no futuro, nem se abater com a ofensiva de seus opositores. A população também não parece estar preocupada com isso. Se não o quer mais como prefeito, não manifesta nenhuma reação ou indignação com as suas doidices. O comodismo abate Xapuri em todos os sentidos, e os vereadores, por darem o exemplo, são os principais culpados por isso.

A maneira de Vanderley Viana administrar é arcaica, espalhafatosa e desorganizada. Disso ninguém duvida. Que ele não possui equilíbrio emocional e de nenhum outro tipo, também não há dúvidas. Sua equipe de assessores, com raras exceções, é grotesca, na realidade ele administra sozinho, os secretários são meras figuras decorativas. Não conta com o apoio que normalmente teria se fosse uma criatura civilizada. Mesmo assim, em meio a denúncias de irregularidades e licitações obscuras, consegue fazer algumas coisas interessantes e ainda arruma tempo para aplicar derrotas constantes aos vereadores de oposição.

Senão vejamos:

Entre denúncias de irregularidades com recursos do convênio federal destinado à recuperação da rua Rodovaldo Nogueira, cujo processo de licitação até hoje não foi explicado, findou deixando a rua asfaltada, mesmo que a metade do serviço tenha sido feito pela própria prefeitura e não pela empresa vencedora do certame, contratada para aquele fim. A câmara estrebuchou, mas logo calou. Igualmente abstrusa foi a história do recapeamento asfáltico feito nas ruas do centro comercial, que já não davam mais condições de tráfego. O serviço foi feito, o resultado ficou bom, é verdade, e até hoje os vereadores procuram saber quanto custou a obra, sem ter informações concretas sobre como se deu o processo de licitação e contratação da firma. Afirmam que custou menos do que aquilo que prefeito alega.

Recentemente, Vanderley conseguiu aprovar na câmara um projeto de lei que lhe autorizou a fazer contratações de funcionários por necessidade temporária de excepcional interesse público. Até aí tudo bem. O que ocorre é que, além do caso não caracterizar, de acordo com a lei, o excepcional interesse público, o prefeito já havia contratado anteriormente, a dedo, os funcionários. Alegou, para tanto, o fato de muitos servidores do quadro efetivo estarem se aposentado ou com férias acumuladas. Todos os vereadores presentes aprovaram o projeto.

No final do ano passado o prefeito já havia conseguido uma proeza que muitos consideravam impossível. Após ser dura e seguidamente criticado na câmara por não conceder reajustes salariais aos servidores públicos e funcionários da educação, que têm sindicatos distintos, aprovou nessa mesma câmara o aumento do seu próprio salário em 50%, com o voto da grande maioria dos vereadores. Durante esses mais de três anos dessa administração, os salários do funcionalismo são praticamente os mesmos deixados pelo ex-prefeito Júlio Barbosa de Aquino.

São apenas alguns poucos exemplos de como o prefeito de Xapuri foi deixado completamente à vontade durante esses últimos três anos. Querer apertá-lo agora é uma atitude tardia e que sempre será interpretada como perseguição política, por mais justas que as razões possam parecer. O correto é colocar a mão na massa e trabalhar para apresentar boas propostas à população. O povo de Xapuri já sabe de cor e salteado quem é Vanderley Viana, aliás já bem o sabia quando o elegeu nas eleições passadas. Cabe a esse mesmo povo dizer agora se ele deve ou não dar continuidade a uma administração municipal que nada de novo ou de bom trouxe para Xapuri.

4 comentários:

Unknown disse...

Grande Raimari o certo e que hoje esta todo mundo esta querendo fazer o que não foi feito três anos
mais a população vai saber dar o troco na hora certa.

Mandy Aes disse...

Xapuri há muito tempo merece um administrador que trate-o com carinho. Um administrador que faça uma revolução econômica, política e social na cidade, assim como Jorge Viana e seus seguidores fizeram no Acre , especialmente na capital – Rio Branco. Os xapurienses precisam pensar bem e agir com bastante inteligência para que desenvolvimento do município chegue o mais rápido possível para bem dos bravos filhos xapurienses. ABRAM OS OLHOS. CHEGA DE ATRASO.

Unknown disse...

Mandy
Quando o Jorge era Governador o Prefeito de Xapuri era do Pt é o que foi feito? O Prefeito na Epoca prometeu até para o Chico Mendes que não ia deixar a sua luta morrer, mais o que ele fez foi enterrar a moral dos seringueiros.

Mandy Aes disse...

Não tenho intenção de politizar o que escrevi neste blog.Sou apartidário . Só citei o nome de Jorge Viana porque tenho certeza que a alta estima dos acreanos melhorou muito após sua administração. Xapuri precisa também de um administrador que traga progresso para cidade. Se o estado e o administrador petista não fizeram , tá na hora de eleger um cidadão comprometido com os problemas do município. Bons projetos e credibilidade com certeza darão bons frutos para cidade. Quanto a promessa do prefeito/amigo de Chico Mendes não é só o ele que tem o dever de lutar pelas causas dos povos da floresta, mas sim, cada acreano pode e deve entrar nesta luta. .O ex-prefeito/Amigo esqueceu? E os xapurienses também esqueceram? porque não a comunidade xapuriense começar a lutar pelos direitos dos seringueiros. .Chega de blá... blá...