quinta-feira, 8 de maio de 2008

Bom Dia Ministra

Emissora de rádio de Xapuri participa de entrevista com a ministra Marina Silva, nesta sexta-feira, direto de Brasília.

A Rádio Educadora de Xapuri foi convidada a participar, nesta sexta-feira (9/5), do programa "Bom Dia Ministro" - produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido via satélite para rádios de todo o país. A entrevistada do dia será a Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. Na pauta do programa está a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que está sendo realizada em Brasília e debate as mudanças do clima. É a primeira vez que um país realiza um processo participativo com todos os setores da sociedade para discutir o tema, que é destaque no cenário internacional.

A conferência foi aberta ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Marina Silva. Ela avalia que "o ministério deu mais um passo importante na construção da cidadania brasileira ao combinar o processo da Conferência Nacional do Meio Ambiente com o enfrentamento das mudanças globais do clima”. As propostas aprovadas durante a Conferência serão entregues ao Comitê Interministerial de Mudança do Clima e ajudarão na formulação da Política e do Plano Nacional sobre Mudança do Clima.

Sobre o desmatamento, a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa no País, a ministra destaca a redução de quase 60% nas taxas anuais de desmatamento da Amazônia, para 11 mil quilômetros quadrados, conseguida por uma forte ação governamental nos últimos quatro anos, não reduziu a geração de riquezas e benefícios na região. Ao mesmo tempo, preservou um capital físico – em recursos florestais, genéticos, culturais e humanos – que certamente beneficiará as futuras gerações de brasileiros.

Outro tema da entrevista desta sexta-feira é o Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado nesta quinta-feira pelo presidente Lula da Silva. O PAS consiste em uma política de desenvolvimento regional baseada na valorização da diversidade amazônica e conta com estratégias e orientações para as políticas de governo federal, estaduais e municipais, além de apresentar aos setores produtivos e à sociedade caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em sintonia com o Plano Plurianual 2008-2011 e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante a solenidade de lançamento do Plano Amazônia Sustentável, o presidente Lula também assinou um compromisso pela Amazônia com os governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. A proposta de elaboração do PAS surgiu em 9 de maio de 2003, em Rio Branco, durante reunião entre o presidente Lula e os governadores dos estados da Região Norte. Na ocasião, foi aprovado o documento Amazônia Sustentável e assinado Termo de Cooperação. Em junho do mesmo ano, foi criada a Comissão de Coordenação Interministerial do PAS.

No "Bom dia Ministro" desta sexta-feira nós participaremos fazendo até duas perguntas à ministra Marina Silva, de acordo com a produção do programa. O convite é motivo de muita honra para toda a equipe da nossa emissora.

Nenhum comentário: