terça-feira, 3 de junho de 2008

Blogueiro "invisível"

Conversei agora há pouco, via bate-papo do Gmail, com o jornalista Altino Machado, que edita o veículo de comunicação escrita mais lido do Acre, o Blog do Altino, que tem uma visitação média diária superior a 1200 acessos únicos, um número que ele costuma dizer ser maior que a circulação total dos quatro jornais impressos que circulam no estado. Falamos da controvérsia em torno da ampla divulgação das informações sobre os índios isolados fotografados recentemente em uma área remota do Acre, na fronteira com o Peru.

Altino Machado foi o primeiro a veicular as informações e publicar algumas das mais de 1000 fotos dos chamados "índios invisíveis", feitas durante um sobrevôo de uma região nas cabeceiras do igarapé Xinane, na fronteira entre Brasil e Peru. O trabalho foi comandado pelo sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai, e as fotos clicadas pelo repórter-fotográfico Gleilson Miranda, da Agência de Notícias do Acre.

Uma semana após ter dado o furo no seu blog e no site Terra Magazine, Altino viu a notícia e as fotos se alastrarem mundo afora, na web e nas páginas dos mais importantes jornais do planeta, sem que fosse mencionada a verdadeira origem da informação, além do fato de os créditos das fotografias serem atribuídos a fontes falsas. Houveram algumas raras exceções de honestidade no trato da notícia, raríssimas mesmo.

Indignado, Machado pôs a boca no mundo. E a ele, como ao Terra Magazine, a justiça tem sido feita através de manifestações como a do jornalista Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa, com o artigo Índios "invisíveis": Um "furo" mundial e muita controvérsia. Quanto aos grandes jornais que venderam a notícia "velha" como nova, ele diz que de modo algum acredita que tenham a coragem de retificar a informação.

"Me senti, com o meu blog, como aqueles índios atirando flechas no avião", disse o jornalista e blogueiro.

Acompanhe as informações e a polêmica sobre o fato do Acre de maior repercussão na mídia internacional depois da morte de Chico Mendes no Blog do Altino e no Terra Magazine.

Nenhum comentário: