sábado, 7 de junho de 2008

Eleições municipais: a coisa se afunila

A pouco mais de 20 dias do fim do prazo para a realização das convenções municipais - o período para as convenções é entre 10 e 30 de junho - a coisa começa a se afunilar com relação à definição das chapas que concorrerão às eleições deste ano em Xapuri. Mais dois nomes de possíveis candidatos a vice-prefeito surgiram e começa a ficar certo que realmente a Frente Popular não irá totalmente unida ao pleito de 5 de outubro. O PT já bateu o martelo quanto ao nome de Ubiracy Vasconcelos e o PSB reforça a intenção de candidatura própria com o anúncio do nome do pecuarista Mirco Soares, do PP, como possível companheiro de chapa do empresário Manoel Moraes.

A propósito, os comentários sobre o anúncio não-oficial do nome de Mirco Soares como provável candidato a vice-prefeito de Manoel Moraes devem estar tirando o sono do tucano Márcio Miranda, até então o único representante do segmento dos criadores de gado ligado diretamente à disputa. A coisa piora se for confirmado o nome de Eriberto Mota (PC do B) como candidato a vice na chapa de Ubiracy Vasconcelos. O ex-vereador Eriberto também é identificado com essa fatia do eleitorado, além de ser muito bem recebido também na zona urbana, onde possui uma grande e tradicional família. Seu nome ainda não é 100% certo porque o PT ainda aguarda a definição de outros aliados, como o PV, por exemplo.

Caso ocorra a aliança também com o partido de Elenira Mendes, os petistas exigem (somente) indicar o nome a prefeito, que já está definido, e não participaria da escolha do candidato a vice, que ficaria para ser decidido entre os demais partidos. O PV informou, há algumas semanas, que estava dialogando com Ubiracy e Manoel Moraes, não descartando a possibilidade de se unir a uma das duas alternativas. Mais dedicada aos assuntos do Instituto Chico Mendes que com a política, Elenira deixa transparecer que a intenção de disputar o cargo de prefeita não é prioridade no ano em que se completam duas décadas da morte de seu pai.

Outra informação que circulou na cidade durante esta semana foi quanto à definição do companheiro(a) de chapa do prefeito Vanderley Viana. Fontes garantem que sai da família de Tião Melo, o Tiãozinho, ex-candidato a prefeito pelo antigo PFL, hoje Democratas. A coluna do jornalista Luís Carlos Moreira Jorge, do A Gazeta, falou em Iara, filha de Tião, mas aqui na cidade o nome tido como certo é o da esposa, a professora aposentada Isabel Arruda. A mesma fonte diz que o compromisso de quitação de uma dívida de R$ 40 mil com a família, assumido por Vanderley, foi a condição dos Melo para entrar na disputa junto com o prefeito encrenqueiro.

Um comentário:

RodrigoDC disse...

Essa fonte da qual vc fala caro "companheiro", está muintissímo equivocada, sobre tudo isso que vc escreveu!!!!!