sexta-feira, 13 de junho de 2008

Frente quase unida

Somente entre PT e PSB é que prossegue a falta de entendimento em Xapuri com relação à unidade da Frente Popular para a disputa das eleições de 5 de outubro próximo. Os demais partidos (PC do B e PV) já admitem unificar as forças em torno do nome do engenheiro agrônomo Ubiracy Vasconcelos na disputa pela prefeitura do município mais simbólico do Acre.

Com o PC do B, do presidente da Associação Comercial de Xapuri, João Honorato Cardoso, e do ex-vereador Eriberto Brilhante da Mota, o acordo já está praticamente selado. No caso do PV, de Elenira Mendes, os avanços nas negociações foram grandes nos últimos dias e está faltando muito pouco para o acerto final. Somente algumas poucas lideranças ainda resistem ao fato quase consumado.

A demorada desistência de Elenira Mendes de disputar as eleições está escorada em dois importantes motivos. Primeiro, a coincidência entre o ‘Ano Chico Mendes’ e as eleições. O envolvimento com as atividades relacionadas às homenagens dos 20 anos da morte do líder sindical tem sido incompatível com a necessária dedicação à política que Elenira deveria estar tendo, caso fosse realmente candidata.

A segunda razão para Elenira adiar suas pretensões eleitorais está no peso da opinião de políticos como Jorge Viana. O ex-governador já havia pedido uma vez para que Elenira não fosse candidata e ela ficou balançada. No segundo pedido, se entregou a idéia que muitos já lhe haviam exposto: o insucesso em uma candidatura prematura, nestas eleições, poderia “queimar” o potencial político da filha de Chico Mendes no futuro.

Quanto ao PSB, o partido persiste numa queda de braços em que o PT é mais forte. Os socialistas articulam uma aliança com o PP, que se não vinga, deixa-os sozinhos na disputa. É consenso, entre os que discutem a política local, que se alguns acordos ocorrerem na esfera regional das agremiações partidárias, Manoel Moraes e os seus abrem mão. Os acordos, desconfio quais possam ser, mas sem fontes que possam afiançar os fatos, prefiro deixar que as informações venham à luz nos próximos dias.

Fato é que o tempo urge e a pressão da proximidade do fim do prazo para as convenções trabalha para o afunilamento e para a definição das chapas concorrentes que de forma efetiva se oporão neste pleito.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Raimari como eu havia falado anteriormente a frente popular vai sair unida nessa eleição o resto é só fofoca, o único ainda a resistir é o Manoel, mas, como ele é um empresário inteligente logo vai perceber que não adianta ficar se rebelando pq o mais vantojoso para ele é costurar uma aliança pra 2010 e apoiar o PT em mais essa.

Abraço

Jairo de tal

Unknown disse...

torço para que a frente fique unida para mudar esse cenário e colocar em pratica á reconstrução da cidade que está acabada infelizmente por pessoas que não gostam de xapuri...

melk mastub......