sexta-feira, 4 de julho de 2008

Que prefeito é esse?

Não é de hoje que o Sinteac denuncia inutilmente os desmandos do prefeito Vanderley Viana com relação ao uso de recursos da educação. Partiu do sindicato dos trabalhadores em educação a denúncia que levou a Câmara a criar, em 2006, uma Comissão Especial de Inquérito para investigar a malversação de recursos do Fundeb, que acabou em pizza. Agora a guerra declarada é contra os mais de três anos em que Vandeco leva os professores no bico sem conceder reajustes salariais à categoria. A seguir a íntegra de um impresso distribuído na cidade durante a última manifestação:

"ACORDA XAPURI

QUE PREFEITO É ESSE?

É fácil responder. Um prefeito que não respeita os servidores e nem a população.
Os Trabalhadores em Educação de Xapuri estão há 33 dias de greve.

MOTIVOS?

-Desde 2005 não foi concedido reajuste salarial. Em todas as negociações, a resposta foi sempre NÃO. A perda salarial da categoria com base no INEP é de 19,12%

-Frente à reivindicação dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário, o prefeito diz nos meios de comunicação que a reivindicação é indecente.

-Indecente é a prefeitura comprometer os salários dos trabalhadores com seus desmandos e gastos excessivos, inviabilizando a reposição salarial dos servidores da prefeitura. Além disso, ameaça descontar os dias de greve.

SITUAÇÃO DA PREFEITURA HOJE

A última prestação de contas para o TCE, o gasto com pessoal chegou a 64,02%, ultrapassando o que determina a LRF que é de 54%. Até a presente data ainda não prestou conta dos gastos orçamentários do 1º semestre de 2008. ISSO É CRIME. SABEM POR QUÊ?

1- Porque assim podem poupar e precarizar o serviço, pois existem servidores provisórios recebendo abaixo do salário mínimo.

2- o descompromisso é tão grande, que a prefeitura não prestou contas em 2008 dos gastos orçamentários dos recursos do FUNDEB, para o Conselho e nem para a população.TUDO ISSO É CRIME.

Como se não bastasse o desequilíbrio, a falta de postura de um gestor municipal, agora o prefeito afronta um dos segmentos mais importantes da sociedade brasileira: OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO.

A população do município de Xapuri é reconhecida pela sua história de luta, de solidariedade e acima de tudo, construiu uma unidade que extrapola os limites do Brasil.

Portanto, quem foi eleito para governar esse povo, precisa ter um perfil que esteja à altura dessa história. Infelizmente Xapuri vive o pior momento de ataque a democracia, o respeito aos direitos do cidadão, e afronta à cultura da moral e dos bons costumes.

O SINTEAC nunca se calou diante das atitudes de gestores autoritários, por conta disso conquistamos o respeito da sociedade. Neste sentido, A DIREÇÃO CENTRAL DO SINTEAC está se colocando a frente desse movimento, comprando essa briga em favor da população xapuriense".

Leia também As confusões de um prefeito fora de controle.

Nenhum comentário: