segunda-feira, 14 de julho de 2008

Morte de peixes no rio Chipamanu

Moradores de comunidades da margem brasileira do rio Chipamanu, na divisa entre os municípios de Xapuri e Capixaba, estão chamando a atenção para a ocorrência de morte de peixes naquela região por motivos desconhecidos. Desde a semana passada, uma grande quantidade de peixes como mandis e traíras têm aparecido morta ou agonizante nas margens do rio.

Os moradores de cerca de 12 comunidades estão preocupados com o mistério em torno da morte dos peixes. A direção do Imac já foi informada do problema e vai enviar uma equipe ao local nos próximos dias. Os moradores da região do Chipamanu são muito dependentes do rio, tanto com relação à pesca quanto ao uso da água para o consumo das famílias.

Os ribeirinhos já vinham enfrentando um grave problema relacionado à pesca predatória, praticada por pessoas que chegam de outros municípios, principalmente de Rio Branco, e retiram farta quantidade de várias espécies de peixes para ser comercializada em restaurantes da capital.

A dúvida que os moradores estão tendo agora é se a ocorrência da morte dos peixes tem alguma relação com pescadores ilegais que freqüentemente agem naquela região.

Nenhum comentário: