terça-feira, 12 de agosto de 2008

Meu amigo, o rádio (2)

Edmilson Ferreira (Agência de Notícias do Acre)

A Rádio Difusora Acreana completa 64 anos no próximo dia 24 de agosto. Mais que uma data a ser comemorada, o universo da emissora, especialmente o aparelho de rádio e seus ouvintes, é o destaque de mais de seis décadas afirmando a identidade do Acre.

Mesmo com a chegada de bens de consumo revolucionários, como a energia elétrica do programa Luz Para Todos, o rádio, ao contrário do senso comum, não é automaticamente abandonado ou substituído pela televisão.

Morador da Colocação Morada Nova, no KM 78 da BR 364, no trecho entre Manoel Urbano e Feijó, o jovem Francisco da Costa tem apenas 14 anos, mas gosta tanto de rádio que ele mesmo decidiu montar uma antena para melhorar o sinal. Usando uma vara de bambu de cinco metros e fio chato, Francisco conseguiu ampliar a captação e o aparelho passou a captar melhor a Difusora e outras rádios do Acre, do Brasil e do mundo inteiro.

"O rádio é bom porque a gente pode ouvir notícia e música qualquer hora", diz o rapaz cuja casa recentemente recebeu energia elétrica do Luz Para Todos.

O rádio é um companheiro, dizem comerciantes, colonos, ribeirinhos, jovens ou da melhor idade. Enquanto aparelho que transmite notícia e entretenimento, o rádio é, segundo Zezinho Melo, da Rádio Difusora Acreana, "algo de muita importância principalmente para o homem do campo, o seringueiro". "É através desse aparelho", diz Melo, "que as pessoas recebem música, recado, notícia. Por isso, é de grande importância". Zezinho Melo é um dos radialistas mais antigos do Acre.

Não apenas o aparelho como o locutor da emissora, o qual o ouvinte muitas vezes não conhece pessoalmente, acaba se tornando um companheiro de uma multidão. "O aparelho de rádio substitui a presença de uma pessoa. Dependendo do programa ou da notícia, o rádio provoca emoção como se fosse algum amigo que estivesse ali perto", observa Nilda Dantas, conceituada radialista de grande experiência.

Emissora de rádio, segundo definição de sites especializados, é um meio de comunicação por emissão e recepção de informação, podendo ser realizada por radiação eletromagnética que se propaga através do espaço. A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século 19.

Nenhum comentário: