quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Represália

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) publicou nota em seu site destacando a tentativa do prefeito Vanderley Viana de me intimidar através de ação judicial. Fui acionado no Juizado Especial Cível da Comarca de Xapuri por, segundo o prefeito, agredir a sua "imagem moral". Piada à parte, eis o texto na íntegra.

Prefeito de Xapuri processa jornalista

O jornalista Raimari Cardoso, diretor da Rádio Educadora 6 de Agosto de Xapuri, está sendo processado pelo prefeito daquela cidade, Vanderley Viana de Lima, sob a acusação de publicar em seu blog particular (Xapuri Agora) agressões e ataques "à imagem moral" do dirigente municipal.

A ação defendida pelo advogado Roberto Duarte no Juizado Especial Cível daquela comarca é, segundo o jornalista, um ato de represália à sua atuação profissional naquele município, que tem se pautado em denunciar os atos de desequilíbrio do prefeito e os desmandos praticados na prefeitura, constituindo-se em um ataque à liberdade de imprensa.

O profissional garante que em seus textos jamais utilizou termos que atacassem ou denegrissem a imagem do prefeito. "As postagens se baseiam em fatos do dia-a-dia da Administração Municipal e dos atos notoriamente tresloucados de Vanderley Viana na condução do poder executivo municipal. Ofensas e achincalhamentos nunca fizeram parte de minha escrita", diz ele.

Ao contrário do que a defesa do prefeito diz, é Vanderley Viana quem tem contra si um extenso histórico de agressões físicas e verbais que o tornam o campeão ocorrências na polícia e de processos da comarca. O próprio Raimari Cardoso foi vencedor em uma ação movida há algumas semanas, por danos morais contra o prefeito que foi condenado a lhe pagar uma indenização de R$ 2 mil por ofensas e calúnias proferidas em canal de televisão.

Um fato interessante é que Raimari Cardoso está sendo acusado na denúncia de publicar um texto que sequer é de sua autoria. O jornalista afirma que o trecho de uma postagem que o advogado transcreve na reclamação foi publicado por outro blogueiro, o ex-assessor e agora desafeto do prefeito Vanderley Viana, Joscíres Ângelo.

A audiência de conciliação entre as partes vai acontecer no próximo dia 11 de agosto.

Sindicato dos Jornalista Profissionais do Acre (Sinjac).

Nenhum comentário: