segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Desespero

A julgar pelos últimos comícios realizados na zona urbana de Xapuri, o atual prefeito e candidato à reeleição pela coligação Visão de Águia (PPS e Democratas), Vanderley Viana de Lima, já percebeu que o atual panorama não lhe é tão favorável quanto imaginou e passou a lançar mão da velha e geralmente malfadada estratégia dos ataques pessoais contra os seus adversários políticos.

Nas recentes aparições em atos públicos, o prefeito e seus candidatos a vereador abusaram das referências negativas, acusações de corrupção e até xingamentos baratos aos concorrentes diretos das próximas eleições. No desespero, Vanderley utiliza-se do mesmo expediente que, empregado por seus adversários há quatro anos, lhe deu a vitória para o funesto mandato que atualmente exerce.

Na reta final das eleições municipais passadas, em um cenário que parecia ser momentaneamente desfavorável a Vanderley Viana, adversários seus fizeram distribuir pelas ruas da cidade um panfleto com uma foto de arquivo de um jornal da capital onde ele aparecia algemado, instantes depois de ser preso por envolvimento com o tráfico de drogas. A bobagem foi decisiva para a vitória por 153 votos de diferença sobre o petista Raimundo Mendes de Barros.

Atualmente, em seu instante de estilingue, o prefeito descarrega seu arsenal, principalmente, contra os candidatos Ubiracy Vasconcelos, da coligação composta PT e PC do B, e Marcinho Miranda, da coligação formada por PSDB e PMDB. Os dois, segundo levantamentos informais, estariam supostamente liderando a disputa pela prefeitura de Xapuri, fato que fez acender a luz amarela no QG da situação.

Em dado comício, há alguns dias, o prefeito só não chamou Ubiracy Vasconcelos pelo nome de batismo. Em outro, no último final de semana, afirmou: “o moleque do 45 já comeu no meu cocho”, referindo-se ao fato de o candidato da Frente Alternativa, Marcinho Miranda, já haver participado de sua administração.

A bem da verdade, Vanderley Viana tem razões de sobra para entrar no desespero. Uma série de fatores e motivos conspira contra suas chances de reeleição: sua administração é ruim, a cidade parou no tempo e caminha na contramão do desenvolvimento do Acre, em quase quatro anos o prefeito acumulou muita confusão e uma montanha de processos na justiça, além de ter perdido quase a totalidade dos seus apoiadores de peso.

Se persistir na estratégia de deixar de lado o programa de governo e continuar no caminho dos ataques e agressões contra os adversários de urna, o prefeito Vanderley Viana deverá não conseguir a tão sonhada reeleição para o cargo que tanto venera, mas certamente permanecerá mantendo uma posição de conhecido destaque na cidade de Xapuri: o de campeão das ações judiciais da comarca.

Um comentário:

Rubens disse...

Boas matérias, Raimari. Estamos aguardando postagens suas no site. Sua participação é fundamental para a consolidação de nossos projetos. Abraços xapurienses do Rubinho. No aguardo.