domingo, 7 de setembro de 2008

Natex obtém certificação ISO 9001



A fábrica de preservativos masculinos Natex recebeu, na última sexta-feira (5), a carta de recomendação da empresa BSI Brasil (British Standards Institution) - para a certificação do sistema de gestão de qualidade ABNT NBR ISO 9001:2000. A indústria do gênero pioneira na produção de preservativos com matéria-prima de seringal nativo é também a primeira do Acre a obter o certificado internacional que atesta a capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares do mercado. Além disso, a usina de centrifugação da fábrica é a única certificada pelo sistema ISO no Brasil.

A entrega da carta de recomendação, documento que garante à indústria o status de certificada pelo sistema ISO mesmo antes que o certificado seja emitido – isso deve ocorrer no prazo de uma semana - foi feita pelo auditor da empresa BSI, Sérgio Augusto Xavier, ao presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, César Dotto, em solenidade realizada na própria fábrica, localizada no km 06 da Estrada da Borracha, em Xapuri. A BSI é o organismo de certificação que realizou a auditoria durante uma semana em todo o processo de produção, desde a centrifugação aos testes de laboratório, além da parte documental.

A fábrica já passou por outras etapas importantes para a aquisição das condições para o seu pleno funcionamento e para a comercialização da produção prevista para 100 milhões de preservativos anuais, como a aquisição do selo do Inmetro a das BPF (Boas Práticas de Fabricação), normas implantadas pela Agência Nacional de vigilância Sanitária, que proporcionam higiene e segurança durante a fabricação dos produtos. O que falta agora, para o início da produção de preservativos destinados à comercialização, é o registro da própria Anvisa, o que segundo a diretora-técnica da Funtac, Tânia Guimarães, deve acontecer nos próximos 20 dias. Atualmente, a fábrica produz preservativos apenas para testes.

Com equipamentos modernos de tecnologia alemã, a fábrica possui um sistema de controle de qualidade que monitora todo o processo produtivo, desde a centrifugação até a etapa de produção dos preservativos. Foi justamente o atendimento a essas normas voltadas ao um padrão de qualidade que garantiram à Natex a certificação ISO 9001.

O auditor Sérgio Xavier explica que a certificação significa a identificação legal de que a empresa possui competência no sistema de gestão da qualidade com reconhecimento internacional. “Significa que Xapuri tem uma empresa que atende aos requisitos de qualidade com reconhecimento mundial”, disse ele.

O diretor-presidente da Funtac, César Dotto, afirmou que o governo está quase concretizando o sonho da implantação de um projeto que visa mudar a economia do estado. “Nós estamos quase que concretizando um sonho de muita gente que lutou pela mudança da economia do nosso estado e agora estamos dando mais um passo importante que é receber esse reconhecimento internacional. Em breve, com o número de registro na Anvisa estaremos, finalmente, começando um novo embate que é colocar os preservativos no mercado nacional”.

A Preservativos Natex é o resultado da parceria entre o Governo do Acre com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde. Atualmente, emprega 97 funcionários de forma direta, além de cerca de 250 famílias que produzem a matéria-prima para fabricação das camisinhas. O número de famílias cadastradas no programa de fornecimento, no entanto, e bem maior: cerca de 750. De acordo com o gerente de produção da fábrica, Aldenor Ferreira, o número de extrativistas efetivamente fornecendo látex deve aumentar até o final de 2008.
A demora na conclusão de todo o processo para a efetiva produção e comercialização dos preservativos tem gerado uma série de críticas contra o empreendimento por parte de setores da imprensa e por políticos de oposição que acusam o governo de não justificar, com a fábrica, os altos investimentos feitos para sua implantação. Os 100 milhões de preservativos anuais previstos para serem produzidos pela fábrica serão totalmente destinados ao Programa de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: