domingo, 21 de setembro de 2008

Vanderley fora do páreo. Será?

Se for reeleito no próximo dia 5 de outubro, o prefeito Vanderley Viana consolidará a imagem de uma das figuras políticas mais polêmicas e surpreendentes do Acre. Briguento, autoritário, centralizador e dono de idéias ultrapassadas e mirabolantes, Vanderley é possuidor de muitas artimanhas e de sua cabeça sempre é possível que surjam as mais inesperadas e desesperadas tentativas de vencer seus rivais no mundo da política.

Preso por suspeitas de ligação com o tráfico de drogas em 1999, e envolvido em mil e uma confusões e peripécias, Vanderley foi considerado morto politicamente por um longo período – tempo em que tentou, sem sucesso, se eleger para o cargo de deputado estadual – para depois do ostracismo lhe imposto pelo seu próprio comportamento anti-social, voltar à prefeitura do município, em 2004, como uma espécie de Fênix, renascido das cinzas, após ser subestimado por seus adversários.

Apesar do histórico nada recomendável tanto na vida pública quanto na pessoal, o prefeito - que já admitiu ser usuário de cocaína e ter se apossado de uma área de terra pertencente ao governo do Estado (leia), onde hoje está instalada a fábrica de preservativos Natex – ainda preserva um considerável grupo de admiradores, que o seguem como se fosse um messias às avessas. Fato, porém, que não está sendo suficiente para mantê-lo como favorito entre os candidatos que disputam esta eleição.

As consultas internas comentadas no meio político o colocam na disputa do último lugar, fato que já o fez partir para o ataque barato contra os adversários de palanque. Comentários já dão conta de que Vanderley planeja abandonar a candidatura nos últimos 10 dias para apoiar um dos outros dois adversários do PT – Manoel Moraes ou Marcinho Miranda. Segundo essas informações de um suposto abandono de candidatura, a decisão seria certa se nos últimos dez dias de campanha o quadro negativo não fosse revertido.

Até o momento, Vanderley ou nenhum outro representante da coligação confirmou se há algum sentido nestas informações, mas uma fonte ligada diretamente à coordenação de campanha da coligação Visão de Águia informou haver ocorrido uma conversa, nos últimos dias, entre Vanderley e Marcinho Miranda e que entre os temas discutidos aconteceu um pedido de desculpas de uma das partes.

Se confirmadas essas suposições, seriam, claramente, uma cartada final de Vanderley Viana, mesmo abrindo mão da tão sonhada reeleição, para ver também derrotados seus arquiinimigos do PT. Ver os petistas dividindo com ele a mesma balsa rumo a Manacapuru não seria a pior das opções, até porque acredita que desta forma se mantenha vivo politicamente e com chances de participação, de alguma forma, na administração municipal.

A vitória do PT seria para Vanderley, apesar das aparentes sete vidas que possui, o seu definitivo caixão.

Nenhum comentário: