segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Xapuri - Carnaval, política e desconfiança

Joscires Ângelo

Este final de semana em Xapuri aconteceu de tudo. Confirmação de que eventos e a parte cultural de Xapuri estão falidos, acordos sorrateiros na política local, bafafás nos bastidores da política palaciana, fora os shows das autoridades locais e tudo isso mais um malfadado carnaval fora de época.

Tirei o final de semana para me dedicar ao tão esperado Carnaxapuri - decepção total - infelizmente as coisas não saíram como se esperava, na sexta pouco mais de 200 pessoas festejaram a abertura do evento, apesar de um mega investimento com dinheiro público. De acordo com informações, somente o Trio Elétrico custara aos cofres municipais a bagatela de pouco mais de R$ 20.000,00, como diriam os meus amigos adolescentes "a coisa não rolou".

Não estou culpando essa ou aquela pessoa pelo fracasso do evento, mas sim que deveriam ter dado a atenção necessária a esta realização que já faz parte do calendário de festividades do município. Incrivelmente um super prêmio para o vencedor do ciclismo fora distribuído na sexta, não só um, mas 12 prêmios... Êta dinheirama!

Bem, fora o carnaval, falemos do Festival de Praia... Pelo amor de Deus... Respeitem as tradições de Xapuri... Se não podiam realizar o evento deixassem... Para os xapurienses que relembram os antigos Festivais de Praia deste município e o que vimos neste final de semana é de chorar.

Um punhado de gatos pingados bebendo e falando da vida alheia. Oh, saudades da época do Morcegão e do incansável Iran, primeiro organizador dos Festivais... Mas a vida anda...

Na área política tivemos de tudo... Desde reuniãozinha secreta entre apoiadores de candidatos adversários na madrugada até tentativa de utilizar uma festa pública para se dar bem na realização de comícios... Deu-se mal quem tentou... Pois nem assim o público compareceu. Também era carnaval né, meu amigo! Nada de política, só diversão... Quando é que vão aprender a ínfima diferença entre momento de relax e consciência política?

Também pude presenciar péssimos exemplos de prefeitáveis nesse final de semana, desde gritos maldosos com intenção de macular a imagem do adversário até mesmo bate-boca de candidato com adversário... O que umas cervejinhas a mais não fazem heim, camaradas?

Enfim, depois de um final de semana como esse, acho que mereço mais dois dias de descanso.

Joscires Ângelo é professor, assessor partidário e ex-homem forte do prefeito Vanderley Viana, de quem é grande desafeto nos dias atuais.

Um comentário:

Unknown disse...

mais xapuri é só isso pra juventude não tem outra opções é só se em bebedar e usar drogas , que deus olhe pelos nossos jovens mais o manoel vai dar jeito em nossa cidade com seus planos de trabalho