quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Manga



A repórter Fernanda Gomes, da Rádio Educadora, preparou hoje uma bela reportagem sobre a abundância de mangas na cidade. Alegria da meninada e perigo para os pedestres que, distraídos, passam por baixo das mangueiras de nossas ruas, a manga é uma fruta que realmente faz parte da vida do acreano. Então, pegando carona no trabalho da nossa bela repórter, o blog também traz algumas informações sobre a saborosa manga encontradas na Desciclopédia:

"A Manga é uma fruta caracterizada por deixar fiapos e sujeiras nos dentes de todos que a comem. Estes fiapos, também chamados fiozinhos amarelos, conseguem se fixar entre os dentes do consumidor de uma maneira irritante, o fazendo passar horas forçando a língua a tentar tirá-los, inutilmente".

"Quando caem da árvore ainda pequenas, são chamadas manguinhas, possuem aproximadamente 7 centímetros e tem formato de ovo, elas são bastante usadas para guerrinhas entre criancinhas sapecas e adolescentes, são jogadas com toda a força em seu alvo, que se não conseguir se esquivar, fica com uma marca vermelha e bastante dor no local atingido por bastante tempo".

"A manga vem da mangueira, árvore bastante conhecida por sempre desfilar no carnaval".

Na Alimentação

"A manga pode ser comida de dois modos, um é com garfo e faca (modo sem graça), come a manga assim os metidos a rico que não tem dinheiro pra comprar coisa melhor. E o outro modo é na mão, começa com simples mordidas, mas depois vem a lamboseira, vira um chupa-morde que sempre resulta numa boca toda suja, bochechas amareladas e pegajosas, além dos pedaços que ficam no queixo. Lembrando que é impossível evitar os fiapos entre os dentes, seja lá qual modo que você inventou pra comer".

Curiosidades: Você sabia que...

  • A manga não serve pra quase nada: não serve pra fazer sorvete, não serve pra fazer bolo, não serve pra fazer torta e nem serve pra ser sabor de refrigerante?
  • Pra você catar uma manga você precisa subir na Mangueira?
  • Se você chupar manga e beber leite fatalmente morrerá?
  • O abuso do consumo de mangas pode fazer com que o sujeito produza textos do tipo acima?

E mais:

Você já viu o cão chupando manga?


Cachaça de manga degustada e aprovada por Joseni Oliveira e Raimundinho Castelo.

2 comentários:

DNA DA ARTE disse...

Hahahaha!
Esqueci de falar desses detalhes!!!
A manga é MAAAAARA!!!

Isso é demais!
Vou rir toda vez que eu lembrar.

Há coloque o meu texto aí, como direito de resposta viu.
rsrs...
Brincadeira.
Um grande abraço.

Unknown disse...

Olha, sei não, mas se dela se faz suco, com certeza se faz sorvete. pensei que ias falar nas diversas variedades e falar nas manguitas de cheiro e espada para mim as melhores (depois da manga comum). Semana passada estive rapidamente em Xapuri, e fui comprar cajuína na Dona Carmem (elo vivo da Xapuri de outrora e a de hoje), e a ouvi reclamar que a cajuína está ficando encalhada, é pena porque poucas pessoas conhecem esse refrigerante tão gostoso.