quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Previsão do Crica

Acompanhando a política acreana há 30 anos, o jornalista Luis Carlos Moreira Jorge faz uma previsão dos resultados para as eleições do próximo domingo em todos os municípios do estado. Vamos a ela:

Assis Brasil

A candidata do prefeito Manelzinho (PT), a vereadora Eliane Gadelha (PT), é ampla favorita para ganhar a prefeitura. Quem ainda pode lhe assustar é o médico Betinho (PSDB), que fez uma boa campanha. Zum (PSB) tem chance remotíssima de ganhar.

Brasiléia

A prefeita Leila Galvão (PT) deve ser proporcionalmente a mais votada entre os candidatos a prefeito. Seu adversário Aldemir Lopes (PMDB) apenas marca presença.

Epitaciolândia

André Hassem (PTC) aparece em todas as simulações na liderança para a prefeitura. O prefeito Zé Ronaldo (PSB) não está morto, mas a saída do PT da sua aliança, lançando Marco Fernando (PT) candidato a prefeito, e o impacto da cassação do registro de sua candidatura, teve um peso negativo na sua campanha. André chegará nas urnas favorito.

Capixaba

A reeleição do prefeito Joais Santos (PT) são favas contadas. Deverá ser um dos candidatos a prefeito com excelente percentual de votação. O candidato do PMDB, Vareda, não tem a mínima chance de virar este quadro.

Senador Guiomard

O prefeito Celso Ribeiro começou a campanha atrás do candidato James Gomes (PSDB), mas ao longo da disputa reverteu esta tendência e chega na votação de domingo como franco favorito. Será mais um dos prefeitos reeleitos.

Acrelândia

Se sempre esteve colado no prefeito Vilseu Ferreira (PP), nos últimos quinze dias o candidato Carlinhos César (PSB), tomou a dianteira e se tornou o favorito para ganhar a eleição. Pesou muito os secretários do governo da área rural terem entrado em sua campanha, e as defecções sofridas pelo prefeito Vilseu (PP), como o vereador Brandão Hassem (PT).

Plácido de Castro

A tendência é que o prefeito Paulinho Almeida (PT) deve vencer, muito embora não seja muito hábil politicamente. Mas, por outro lado fez uma boa administração. A entrada em cena de um grupo de empresários liderados pelo ex-vice-prefeito Francisco Moreira (PSB) embalou sua candidatura, que estava atrás do candidato das oposições, Roney Firmino (PMN). Mas será uma eleição dura. A oposição não está morta. É muito forte na zona rural. Estes últimos três dias são decisivos.

Xapuri

Este é um dos municípios de difícil prognóstico. Bira Vasconcelos (PT), Wanderley Viana (PPS), Manoel Moraes (PSB), Marcio Miranda (PSDB) estão separados nas últimas pesquisas por poucos pontos percentuais. Quem disser que existe um favorito, chuta. Tudo pode acontecer domingo em Xapuri. A disputa está embolada.

Rio Branco

O prefeito Raimundo Angelim (PT) é favorito. A dúvida é saber se decide ou não a parada no primeiro turno. Anda não me convenci que haverá dois turnos, embora os candidatos Sérgio Petecão (PMN) e Tião Bocalon (PSDB) ostentem pesquisas internas que dão o segundo turno como certo. Angelim tem trunfos muito fortes: o governador Binho Marques, a máquina municipal, e os carismáticos irmãos Jorge e Tião Viana. Uma derrota de Angelim não é a lógica. Mas, a vitória não está sendo tão fácil como pensavam.

Bujari

É outro município encrencado. Até poucos dias o prefeito Michel Marques (PT) era o favorito absoluto. O candidato da oposição, Padeiro (PMDB), colou cabeça com cabeça nas pesquisa, o que deixa qualquer previsão imprecisa. Michel tem a máquina da prefeitura, isso lhe dá alguma vantagem, mas a garra do Padeiro torna a disputa equilibrada.

Sena Madureira

É FlaxFlu. Pode dar o prefeito Nilson Areal (PR) como a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB). Nenhuma liderança importante da FPA, pelo que eu ouvi ao longo da campanha, pensa diferente. As passeatas e as carreatas de ambos se equivalem. Idem seus comícios. Arriscar qualquer palpite só na base do chutômetro.

Manuel Urbano

O candidato do PT, Tanízio de Sá (PT), cresceu bem além do que seus adversários previam. Pode até ganhar a eleição, mas o favorito continua sendo o prefeito Manuel Almeida (PP), um político a moda antiga, que conhece o eleitorado pelo nome.

Santa Rosa do Purus

Zé Brasil (PT) se elege prefeito com tranqüilidade. Lá, o PT reina absoluto. Na eleição passada apenas um eleitor não deu seu voto no senador Tião Viana (PT).

Feijó

Antes da entrada do prefeito Francimar Fernandes (PT) na campanha o deputado Juarez Leitão (PT) perdia de “buchuda” para o Dindin (PSDB). Ainda assim a disputa será muito equilibrada, mas a tendência será a vitória apertada de Juarez. Mas, Dindin ainda está bem vivo, segundo amigos com quem falei ontem por telefone em Feijó.

Tarauacá

Virou uma Faixa de Gaza destas eleições tal são os confrontos entre os militantes de Chagas Batista (PCdoB) e do prefeito Wando Torquato (PP). O problema é que os dirigentes comunistas relaxaram. Deram o Wando como morto, mas não esperaram o enterro. A disputa está equilibrada na cidade, mas os dirigentes comunistas acham que compensam qualquer diferença na zona urbana com a área rural. Tudo pode acontecer em Tarauacá, mas ainda assim aposto na eleição de Chagas Batista (PCdoB).

Mâncio Lima

Pela aliança formada, por sua força política, a vitória de Cleidson Rocha (PMB) é certa.

Cruzeiro do Sul

Deve dar Wagner Sales (PMDB). As pesquisas sérias indicam isso. As candidaturas da prefeita Zila Bezerra (PTB) e de Iderley Cordeiro (PPS) se desidrataram. Zinho Santos (PP), mesmo com a campanha mais milionária que o Juruá já viu, deve ficar naquela faixa petista tradicional. Uma derrota de Wagner Sales soaria como uma grande zebra.

Rodrigues Alves

Dizer quem ganha é apostar no escuro. Burica (PT) e Mido (PP) estão embolados.

Porto Walter

É esperada a vitória do ex-prefeito Wanderley Sales (PMDB). Os escândalos em que se envolveu prejudicaram a candidatura do prefeito Neuzari Pinheiro (PT).

Marechal Taumaturgo

O favorito é o jogador de carteado, Aldemir Lopes (PT), candidato apoiado pelo prefeito Itamar de Sá (PT), que promete correr nu se perder. Deus me livre de ver a dantesca cena. Randinho (PMDB) é no máximo uma zebra, por não ter estrutura.

Jordão

O prefeito Hilário Melo (PT) tem a máquina, mas não será surpresa alguma a vitória de Esperidião Junior (PMDB), que é tinhoso e tem o líder Siã Caxinauá (PMB) de vice.

No mais, é esperar até domingo.

Luis Carlos Moreira Jorge - Blog do Crica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Raimari, ainda não tinha lido nada mais completo sobre as eleições em todo o estado do Acre. Corri atrás de notícia de meu Quinari, com uma visão neutra do que acontece aqui e ainda não tinha encontrado.

Parabens pelo seu blog.

xapuriense disse...

Minha previsão

1º Bira
2º Manoel MOraes
3º Marcinho
4º Vanderley

Diferença do 1º para o 2º (+ ou - 200 votos)

Carlos Estevão