quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Repig

Secretários Estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal e o diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marcelo Lopes, assinam nessa sexta-feira (28), às 10h, em Brasília, o plano de trabalho para estruturar a Rede de Processamento de Imagens e Informações Geográficas (Repig). A partir disso, os técnicos deverão iniciar as suas atividades de operacionalização da rede. A expectativa é que a Repig possa estar funcionando para os Estados e a população ainda em 2009.

O Plano de Trabalho foi definido, em outubro, na última reunião do Comitê Gestor da Repig. O documento estabelece a capacitação conjunta dos técnicos em geotecnologias e até março de 2009 a definição dos parâmetros para os requisitos tecnológicos de funcionamento da rede. Além disso, será criado um fórum virtual entre os Estados e o Sipam e já foram marcadas as reuniões do Conselho Consultivo do Comitê para os meses de junho e novembro. No Plano também ficaram definidas reuniões periódicas nos Centros Regionais do Sipam de Belém, Porto Velho e Manaus e ainda a busca de apoio financeiro estadual, federal e internacional para pesquisa e desenvolvimento da rede.

Constam ainda no documento as informações que serão espacializadas nesse banco de dados da Repig, que o usuário poderá com facilidade acessar, como: universidades e centros de pesquisa e escolas; infra-estrutura de transporte (malha viária, ferrovias, aeroportos, aeródromos cadastrados, portos, hidrovia, ancoradouros); comunidades (sedes municipais e limites administrativos); energia elétrica (inventários e linhas de transmissão e distribuição); barragens (massa d´água); dutos (oleodutos, gasodutos); unidades de conservação; terras indígenas; mapas topográficos (altimetria); limite de bacias hidrográficas; rede hidrográfica; mineração e bacias hidrográficas.

O Comitê Gestor da Repig, formado pelos 9 Estados e os técnicos do Sipam, vem desde o início do ano discutindo a construção dessa rede de informações. Ela nasce da necessidade demonstrada pelos Estados da Amazônia por informações georreferenciadas e imagens, cada vez mais necessárias para a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento social e econômico da região, além de ajudar no monitoramento das transformações ambientais na região. Com essas informações, será mais fácil planejar investimentos e desenvolver políticas públicas estaduais e federais que promovam o desenvolvimento sustentável e a proteção regional.

Secretários que assinam o documento nessa sexta-feira no Sipam em Brasília:

Ana Corina Maia Palheta - Coordenadora de Geoprocessamento - SEMA/AP
Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi - Engenheiro Florestal - SEDAM/RO
Regina Sônia Botelho Martins - Superintendente de Planejamento e Gestão - SEPLAN/TO
Marcelo Bastos Françozo - Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente - SEMA/PA
Eufran Ferreira do Amaral - Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA/AC
Nádia Cristina d'Ávila Ferreira - Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SDS/AM
Luciana Surita da Mota Macedo - Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia FEMACT/RR
Abdelaziz Aboud Santos - Secretário de Estado do Planejamento e Orçamento - SEPLAN/MA
Luis Henrique Chaves Daldegan - Secretário de Estado do Meio Ambiente - SEMA/MT


Assessoria de Comunicação Social do Sipam

Nenhum comentário: