sábado, 6 de dezembro de 2008

Cronologia: 20 anos sem Chico

Há 8 anos, Ilzamar Mendes se encontrava com o assassino de Chico, em Brasília.



Em dezembro de 2000, 12 anos depois do assassinato do líder sindical Chico Mendes, o programa Fantástico, da Rede Globo, colocava frente a frente a viúva do seringueiro, Ilzamar Mendes, e o homem condenado como autor do disparo que ecoou pelo mundo naquele anoitecer de 22 de dezembro de 1988, Darci Alves Pereira.

O encontro foi um dos momentos mais marcantes desses 20 anos de morte do homem que tornou mundialmente conhecido o movimento dos trabalhadores rurais desta parte da Amazônia pelo direito de permanecerem vivendo na floresta. A conversa foi mediada pelo coordenador da Pastoral Carcerária de Brasília, Manoel Franquelino, que abençoou o encontro com as seguintes palavras:

“Que Deus abençoe esse encontro de vocês. Que procurem abrir o coração, porque é uma oportunidade que, creio eu, foi por Deus providenciada. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Relembre agora o difícil diálogo entre Ilzamar e Darci.

Darci - Sempre pretendi ter esse encontro. Agora diante da senhora Ilzamar eu quero expressar meus sentimentos. Apesar da circunstância, venho pedir à senhora perdão por tudo que ocorreu.

Ilzamar - Primeiro eu gostaria de saber o que levou vocês a tomarem essa decisão de tirar a vida do meu marido. Do pai dos meus filhos, de um pai de família, que só fazia o bem e que nunca prejudicou ninguém.

Darci - Senhora Ilzamar, isso aí, a senhora está tocando numa coisa passada e eu e eu não gostaria de tocar muito nesse passado, porque é muito triste.

Ilzamar - Pois eu vim aqui para falar do passado e do presente. Eu vim aqui para dizer a você da dor, do sofrimento que vocês causaram a nós. Não só da família dele não, nem dos filhos até hoje sofrem muito com a falta que ele nos faz. Quero falar também da dor de milhares de trabalhadores. Porque você deve lembrar bem do Chico Mendes. Uma pessoa que defendia os trabalhadores. Uma pessoa que só fazia o bem. Que defendia a floresta, que é a vida de todos nós. Foi por isso que vocês tiraram a vida dele. Nós estamos sofrendo muito. Não é fácil. Vocês tiraram de nós uma pessoa muito querida. Nós sobrevivíamos através dessa pessoa. Quando vocês tiraram a vida dele, vocês tiraram a nossa também. Não foi fácil. Para nós não se passaram 12 anos. Para nós foi ontem, porque a dor ainda é muito grande dentro de nós. Não é fácil viver sem uma pessoa que só nos fazia o bem. Por que vocês, até hoje, não disseram quem está por trás de tudo isso?

Darci - É isso que a senhora deveria procurar saber...

Ilzamar - Foram vocês que participaram. A família de vocês que participou. São vocês que sabem quem está por trás de tudo isso. Foi você que tirou a vida dele.

Darci - A senhora não sabe, a senhora não tem certeza...

Ilzamar - Foi você! Você assumiu isso no processo. Você assumiu que foi você que tirou a vida dele. Você que disparou aquela arma que tirou a vida dele. Você tinha que estar aqui hoje para dizer o que te levou a fazer isso. Ele nunca fez mal a vocês, nunca mexeu com vocês. Muito pelo contrário. Ele só fazia o bem. Agora, por que vocês fizeram isso? Porque vocês queriam trocar a vida dos seringueiros por boi. Porque vocês queriam acabar com toda a floresta para plantar capim. E eu vou dizer uma coisa para você. A dor e a saudade é muito grande. Eu estou aqui em nome de todas as famílias, porque não foi só a vida do Chico que vocês tiraram não. Onde vocês passaram vocês deixaram rastro de sangue. Principalmente em Xapuri. E em nome dos meus filhos, de todos os trabalhadores, de todos os amigos do Chico, daquelas pessoas que junto com a família sentem saudades e sentem falta dele até hoje, não perdoaremos vocês. De maneira alguma. Nós não queremos um herói morto. Para nós, a vida dele é que era importante. E vocês, sem mais nem menos, tiraram a vida dele. E isso até hoje dói muito. A gente até hoje sofre muito. Meus filhos até hoje sofrem muito. Não tem um dia que eles passem sem falar no pai. Por isso nós não perdoaremos.

Darci - Pois, dona Ilzamar. Eu estou fazendo isso aqui não é para me promover, para me vangloriar. Eu poderia não estar aqui falando com a senhora... Mas eu vim porque hoje eu tenho outra mente hoje eu estou falando por mim só. Só de mim e Deus. Não vim aqui para me justificar ou falar de razão. O que passou, passou. Agora se a senhora não aceitar... cabe à senhora não aceitar... a senhora fala que a senhora perdeu, mas será que só a senhora perdeu? A senhora sabe quantos morreram?

Ilzamar - Você pode enganar outras pessoas. Cada crime que vocês cometeram, vocês se apresentavam e diziam que estavam arrependidos em nome de Deus. No entanto, cometiam novamente...

Darci - Pois é, se a senhora tem só isso para falar. Falar que não me perdoa, tudo bem. Deus é justo. Deus sabe tudo. Eu realmente não sou esse monstro que a senhora está dizendo. Não sou esse bicho todo, não. Porque aqui eu não estou falando em nome da minha família. Não estou defendendo nem A nem B. Estou falando eu. Minha pessoa. Se hoje eu estou aqui é porque Deus tirou tudo aquilo que tinha no meu coração. Eu não falo para nenhuma pessoa, nem para a senhora, nem para mim o que eu enfrento de pressão, não é fácil. Mas eu faço tudo para quebrar essa muralha, porque eu faço tudo para não ter inimizade. Quero quebrar essa inimizade para que minha família possa ter paz. Para que minha família venha viver outro caminho.

Ilzamar - É por isso que você vem hoje a mim, falar que você está arrependido? Porque sua vida está aí, sua família está aí, você está vivendo com ela. De uma certa forma você está vivendo com a sua família. Não é o nosso caso. Porque nós não temos mais o nosso ente querido, porque vocês tiraram a vida dele. É fácil dizer que você está arrependido quando você tem a sua vida. Quando você está com a sua família. Nós não temos mais o pai dos meus filhos...

Darci - Se a senhora quiser fazer perguntas para mim naquilo que tiver possibilidade de eu responder eu vou responder...

Ilzamar - Eu já fiz. O que levou você a tirar a vida do Chico? Quem são as pessoas que estão por trás de tudo isso? Vocês nunca disseram. Você não me respondeu nenhuma dessas perguntas.

Darci - Eu falei que não estou em condições de responder isso...

Ilzamar - Então eu não perdoarei nunca. Nem eu, nem meus filhos. Nem aquelas pessoas que perderam e que sentem a falta dele até hoje.

Em 2003, três após o encontro com Ilzamar e quinze anos depois do assassinato de Chico Mendes, Darci Alves Pereira falou com exclusividade à Agência Brasil, para dar sua versão sobre o caso. Mais uma vez ele negou ser o assassino de Chico Mendes.

A conversa foi na casa de Darci, situada numa cidade-satélite do Distrito Federal, distante 25 quilômetros do centro de Brasília, onde moravam, à época, a mulher de Darci, Deusimar Nascimento Vidal, e suas três filhas de 11, 9 e 3 anos de idade.

Condenado a 19 anos de prisão, Darci, aos 36 cumpria a pena em regime semi-aberto no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) – onde trabalhava durante o dia e dormia na prisão à noite.

Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário: