terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Enfim, a transição

De viagem marcada para Brasília, onde participa de encontro com prefeitos do PT, o prefeito eleito de Xapuri fala sobre o processo de transição, que enfim ocorre, e sobre as expectativas para o início do seu governo.


Prefeito eleito, Bira: promessa de muito trabalho no início da administração.

Demorou, mas finalmente o prefeito Vanderley Viana (PPS) resolveu abrir as portas da prefeitura para que ocorra o processo legal de transição entre a sua administração - que se finda - e a do prefeito eleito Bira Vasconcelos (PT), que se inicia no próximo dia 1º de janeiro. Na semana passada um encontro entre os dois pôs fim à tardança de Viana em disponibilizar as informações requisitadas pelo seu sucessor para a organização do começo da nova gestão.

Vanderley Viana, que nega ter imposto dificuldades para o processo de transição, colocou à disposição do prefeito eleito a professora Aucelina Oliveira, para prestar informações sobre a área de convênios, assim como o contador da prefeitura Ozéias D’Ávila. Ficou ainda acertado que uma comissão de transição será formada nos próximos dias para realizar visitas às diversas secretarias e órgãos da administração municipal.

A diplomação dos candidatos eleitos em 1º de outubro está marcada pelo Cartório Eleitoral de Xapuri para o próximo dia 16. O local da sessão de posse e eleição da Mesa Diretora, na noite do dia 1º, por questão de falta de espaço, não acontecerá na Câmara Municipal. Dois locais estão sendo cogitados para receber o ato solene: o ginásio Álvaro da Silva Mota e a escola Divina Providência.

As discussões em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara ainda não começaram e devem se iniciar logo após a diplomação dos candidatos eleitos. Perguntado sobre sua preocupação com esse processo, o prefeito eleito Bira Vasconcelos informou ter feito uma sugestão aos vereadores para que todos os partidos eleitos sejam contemplados com cargos na composição da Mesa.

“Foi uma sugestão minha que fiz para que cada um dos partidos que elegeram vereadores ocupem um dos quatro cargos da Mesa Diretora. Os três partidos mais votados ficariam (PSB-PT-PMDB) com os cargos de presidente, vice-presidente e 1º secretário e a 2ª secretaria caberia ao PV. Mas isso é apenas uma sugestão do Bira”, disse ele em entrevista, na tarde de ontem, em seu escritório de transição.

Bira recebeu também do prefeito Vanderley Viana a proposta de orçamento para o exercício de 2009. Segundo ele, o valor estipulado, superior a 13 milhões de reais, deve sofrer uma redução, tendo em vista que a arrecadação do município em 2009 não deve superar os R$ 9 milhões. A votação da proposta orçamentária deve acontecer antes do recesso da Câmara, que se inicia no próximo dia 18.

No período que se seguiu à eleição, o prefeito eleito já esteve em Brasília, onde assegurou junto à bancada acreana no Congresso Nacional algo em torno de R$ 2,8 milhões, em emendas ao orçamento da União, para investimento em obras estrutura urbana e rural, produção, esporte e lazer, entre outros. Também se encontrou com o governador Binho Marques com quem assinou o Pacto pelo Desenvolvimento dos Municípios Acreanos – Pró-Município – que tem foco nas áreas de saúde e educação.

Uma das principais metas do novo governo de Xapuri é reduzir as altas taxas de analfabetismo que são verificadas no município na atualidade. O objetivo da nova administração é conseguir baixar para a casa de um dígito (9%) os atuais 29% de analfabetismo funcional e 18% de analfabetismo absoluto que imperam atualmente e levar esses índices para próximo da erradicação até 2012.

Outro grande desafio que o novo prefeito vai encontrar em Xapuri é a péssima situação da saúde. Com o desmonte das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) – hoje Estratégias de Saúde da Família (ESF) – promovido pela atual gestão, Bira vai praticamente começar da estaca zero. A previsão é de que nos primeiros 15 dias de administração os postos de saúde dos bairros periféricos não funcionem em virtude da falta de funcionários e o atendimento à população seja concentrado no centro de saúde Dr. Félix Bestene Neto até que a situação de contratações e reorganização das equipes seja normalizada.

As expectativas de Bira para o início da administração é de muito trabalho já no início de janeiro com a realização do que ele chama de uma “grande faxina” na ruas da cidade, uma operação tapa buracos e a recuperação paliativa dos trechos do percurso da procissão de São Sebastião que foram comprometidos por uma obra mal-sucedida de saneamento básico, fruto de convênio da prefeitura com a Fundação Nacional de Saúde.

Também em janeiro serão iniciadas as obras de recuperação das praças São Gabriel, em frente à igreja de São Sebastião, e Plácido de Castro, ao lado da primeira. A recuperação dos dois espaços acontecerá em duas etapas e com processos de licitação distintos. Primeiro a praça da igreja, que será entregue até o dia 20 de janeiro, e em seguida, a praça Plácido de Castro, que será devolvida à população até o carnaval. As duas praças deverão ser integradas, conjugando áreas de lazer e eventos com praças de alimentação.

Nesta quinta-feira (11), Bira embarca mais uma vez para Brasília, onde participará de um encontro de prefeitos do PT de todo o Brasil. No retorno, na próxima semana, define sua equipe de governo e entra nos dias finais para a tão esperada posse, não menos aguardada pela população de Xapuri que tem no trabalho do novo prefeito a esperança de ver a cidade e o município trilharem um caminho diferente dos rumos que foram seguidos pelas últimas administrações que por aqui passaram.


Prefeito de 4 anos


Na manhã desta terça-feira (9), Bira Vasconcelos voltou a falar sobre a expectativa para o início do seu governo, desta vez sendo entrevistado no programa Espaço do Povo, que apresento na Rádio Educadora 6 de Agosto.

- Em Xapuri há muito o que ser feito e a população tem que ficar consciente, apesar da grande expectativa que existe, de que temos que primeiro arrumar a casa para que as mudanças comecem a acontecer. Tenho recebido muitos pedidos, principalmente de empregos, e tenho dito que na administração pública só se ingressa através de concurso público. Mesmo os contratos provisórios que venham a existir, deverão passar por processo seletivo. Penso que temos uma grande responsabilidade com a geração de empregos, mas isso tem que ser feito através dos investimentos, das obras, do crescimento do comércio e das fábricas que estão sendo instaladas no município. Xapuri tem 14 mil habitantes e não podemos colocar todo mundo na prefeitura, infelizmente, mesmo que as pessoas não gostem. Para a formação de minha equipe de governo, priorizarei o critério da competência, depois o da minha confiança nos nomes que forem sugeridos, e por último o critério político. Nesse sentido, meu mandato será um mandato para 4 anos. Se essa postura tiver o apoio da população, aí sim, pensarei em reeleição, disse o prefeito eleito de Xapuri.

Um comentário:

Cleilson ALves Da Silva disse...

Xapuri está anciosamente esperando essé sonhe de voutar a ser a princesinha do Acre.