terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Invasão boliviana em Epitaciolândia

Cinco homens armados invadiram a casa de um engenheiro no final de semana. Diversas casas foram alvejadas à bala.

Alexandre Lima

Mercenários a serviço do governo da Bolívia estão agindo em território brasileiro, no Acre, para capturar adversários de Evo Morales que, em setembro, com a decretação do estado de sítio no Departamento (estado) de Pando se refugiaram em terras acreanas. A cidade de Epitaciolândia (AC) foi palco no último final de semana da ação desses grupos.

Armados com pistolas e revólveres, cinco homens tentaram seqüestrar no sábado, 6, o arquiteto boliviano Júlio Villalobos, conhecido como “Julito”. Villalobos é ex-diretor do ‘Caminos’, empresa estatal de Pando responsável pela manutenção das rodovias na Bolívia.

Do lado brasileiro, casas onde vivem os bolivianos também foram alvejadas a tiros de pistolas 9 milímetros, de uso exclusivo das Forças Armadas. As cápsulas foram recolhidas ontem por policiais brasileiros. No mês passado, outras casas haviam sido atingidas. À época, o Exército Brasileiro estava de prontidão na fronteira devido ao estado de sítio em Pando e recolheu diversos projéteis de grosso calibre.

Júlio Villalobos passou a residir em Rio Branco, a capital do Acre, desde que passou a ser caçado pelo governo boliviano. A família dele, que morava em Cobija, a capital de Pando, também cruzou a fronteira em busca de abrigo do lado brasileiro. Na Bolívia, a família de Villalobos já havia sido molestada pelos partidários de Evo Morales. A casa deles foi invadida no mês de setembro, quando da decretação do estado de sítio na cidade.


A invasão aconteceu por volta das 22h de sábado. Villalobos tinha saído para visitar amigos. Avisou que voltaria logo. Cinco minutos após se ausentar do local, a casa dele teve a porta arrombada e, posteriormente, invadida pelos cinco homens armados à sua procura. O arquiteto foi à fronteira pegar os documentos necessários para sua estada em solo brasileiro.

Ao vasculharem a casa, os mercenários encontraram e levaram R$ 100 mil reais em dinheiro provenientes da venda da sua casa em Cobija. Villalobos usaria o dinheiro para comprar uma casa do lado brasileiro. Ele disse que não vai voltar a morar na Bolívia enquanto Evo Morales for o presidente. Os mercenários também levaram jóias e outros objetos de valor. Segundo o arquiteto, essa é a terceira vez que invadem sua casa.

A ação dos mercenários deixou as autoridades de segurança (o Exército e a Polícia Federal) em estado de alerta.

Desde a semana passada, o Exército e a PF intensificaram a fiscalização na fronteira. Os serviços de inteligência identificaram um plano das autoridades bolivianas para seqüestrar aqueles que cruzaram a fronteira e se refugiaram no Acre. Devido a esse fato, o Exército passou a fazer sobrevôos diários na linha de fronteira do Brasil com a Bolívia.

A polícia brasileira identificou pessoas suspeitas fazendo rondas em motocicletas em várias áreas de Brasiléia e Epitaciolândia. Os locais onde foram vistos ficam próximos dos abrigos onde dezenas de bolivianos encontram-se refugiados. Depois da saída do Exército da fronteira também aumentaram os roubos de carros e motocicletas.

Outro fato que chama a atenção das autoridades brasileiras é que essas ações só ocorrem quando o ministro de Governo, Ramón Quintana, se encontra na cidade de Pando. Quintana estava nos últimos dias na cidade boliviana.

Um comentário:

Unknown disse...

Fala mal do Brasil cara-pálida, então vai para a Bolívia. Só sinto que quando se vai à Bolívia o tratamento é nojento, não há lei, e ainda há pessoas que falam mal do Brasil. Aqui os Bolivianos são tratados com dignidade e respeito conforme manda a lei. Infelizmente só comparando é que se pode aquilatar o nível de nosso país, mesmo com algumas mazelas, estamos muito além da maioria dos países da América do Sul. Viva o Acre, Viva o Brasil.