quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

País “pedirá perdão a Chico Mendes”



O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta quarta-feira (3) que, no próximo dia 10 de dezembro, o País “pedirá perdão a Chico Mendes”. Ele referiu-se ao ato de apreciação do requerimento de anistia política para o líder seringueiro e ambientalista Francisco Alves Mendes Filho e outros ex-perseguidos políticos da Amazônia.

Naquela data, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco, capital do Estado do Acre, acadêmicos e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, organizações e militantes de direitos humanos, anistiados e demais interessados participarão da 17ª Caravana da Anistia, cujo tema é “Vinte anos sem Chico Mendes e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A Lei de Anistia envolve as perseguições políticas de 1946 a 1988. O Comitê Chico Mendes e o Governo do Acre programaram diversos atos para lembrar Chico, em Rio Branco e em Xapuri, a 180 quilômetros da capital. Outdoors espalhados por cidades do Estado lembrarão que, duas décadas depois, "Chico vive".

“Ele foi o símbolo da reconstituição de uma utopia libertária e revolucionária”, afirmou Tarso Genro. O discurso emocionado ganhou aplausos dos participantes da sessão solene Congresso Nacional, que marcou os 20 anos do assassinato de Chico, ocorrido no dia 22 de dezembro de 1988, em Xapuri (AC).

Leia a reportagem completa do jornalista Montezuma Cruz, na Agência Amazônia.

Nenhum comentário: