terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ponto para Derci



Assisti ao vídeo do discurso do assessor do governo, Toinho Alves, ao receber o Prêmio Chico Mendes de Florestania, no último sábado, e lembrei da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Derci Teles de Carvalho.

Toinho refletiu sobre a ausência de alternativas e a falta de foco no extrativismo que levaram o seringueiro a lançar mão daquilo contra o que se insurgiu sob o comando de Chico Mendes: a pecuária. Alguns dias antes, com outras palavras, Derci já havia dito a mesma coisa que o jornalista.

Derci foi acusada de advogar em favor de fazendeiros quando saiu em defesa dos seringueiros tradicionais que começaram a ser indelicadamente abordados pelo Ibama. Anselmo Forneck chegou a chamá-la de irresponsável por ter classificado a ação do órgão ambiental como "violência contra os trabalhadores".

Na tarde da última segunda-feira, no encerramento da Semana Chico Mendes, Derci organizou uma manifestação de trabalhadores para chamar a atenção do governador Binho Marques para o problema. O ato não chegou a acontecer, mas a estratégia da sindicalista funcionou.

Uma audiência para discutir a questão com os trabalhadores foi anunciada por Adonay Oliveira Brito, da Secretaria de Articulação Institucional do governo do Estado. O governador vai se reunir com os produtores da comunidade Maloca após o Natal.

Derci diz que não é contra o cumprimento da lei com relação à Reserva, mas defende que isso ocorra sem repressão aos trabalhadores que encontraram na criação de gado a alternativa para complementar a renda do extrativismo, segundo ela insuficiente para suprir as suas necessidades de sobrevivência.

Franca, assim como o intelectual Toinho, Derci afirma que o extrativismo está falido e que muitos dos ideais de Chico Mendes foram desvirtuados no decorrer dos últimos 20 anos. Derci, que "despartidarizou" o sindicato criado por Chico Mendes, prega no deserto, mas agora ganhou a companhia de respeitado pensador da realidade acreana. Ponto para Derci.

Nenhum comentário: