sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Cenário de pós-guerra

No primeiro dia de trabalho, prefeito Ubiracy Vasconcelos encontra prefeitura de Xapuri “saqueada”.


Prefeito Bira: Mesas vazias e aparelhos telefônicos saqueados

Um cenário de pós-guerra. Foi assim que o prefeito recém empossado de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, se referiu à situação em que encontrou a prefeitura do município na manhã desta sexta-feira, quando chegou para o primeiro dia de trabalho.

Lixo jogado por várias dependências do prédio onde funcionam o gabinete do prefeito e o setor de finanças, documentação espalhada por vários lugares, computadores e aparelhos telefônicos desapareceram e nem cadeiras havia no gabinete do prefeito.

Os poucos computadores encontrados estavam bloqueados por senhas que não foram fornecidas pela equipe que entregou as chaves do prédio para o novo prefeito. Não foi encontrado também o sistema que gerencia a prestação de contas da prefeitura.
Alguns setores, como o Departamento de Divulgação Social, ficaram fechados e as portas precisaram ser arrombadas para dar acesso à nova equipe de governo. Para começar a trabalhar, os novos secretários e diretores tiveram que improvisar salas e assentos.
Os vários órgãos da administração municipal também não estão em situação diferente. A maior parte das secretarias estão praticamente paradas, sem os equipamentos básicos e os postos de saúde estão fechados, sem médicos nem medicamentos.
Outra situação igualmente preocupante é a da frota da prefeitura. A maior parte dos veículos e máquinas, alguns deles adquiridos recentemente, está quebrada e espalhada por oficinas em vários lugares diferentes.

Na tarde desta sexta-feira, o governador Binho Marques e o prefeito Ubiracy Vasconcelos, acompanhados dos secretários estaduais de Saúde, Sérgio Roberto, e de Obras, Eduardo Vieira, visitaram todos os bairros da cidade e acompanharam o início da recuperação da praça da igreja de São Sebastião, cuja obra será entregue a população antes da festa do santo padroeiro da cidade, que acontece no próximo dia 20 de janeiro.
O governador destacou dois aspectos importantes após visitar o prédio da prefeitura e os bairros de Xapuri. O primeiro foi o abandono em que a cidade se encontra, com ruas em péssimo estado de conservação e o lixo espalhado por todos os lugares.
O segundo aspecto foi a disposição do novo prefeito e da população em transformar Xapuri e fazê-la voltar a ser a “Princesinha do Acre”. Binho Marques afirmou que a cidade que é berço da Revolução Acreana e que possui a história de Chico Mendes tem que espelhar uma realidade diferente.

“Xapuri é uma cidade bonita, que há muito tempo está abandonada. Visitamos os bairros mais pobres e vimos uma grande quantidade de bares e sinucas. Em síntese, temos poucas igrejas e muitos bares, e nessa contabilidade a sociedade sai perdendo. Temos muito trabalho a fazer, hoje é o segundo dia do ano eu venho a Xapuri mostrar também a disposição do governo do Estado em assumir o compromisso para com a recuperação de Xapuri”.

O prefeito Ubiracy Vasconcelos afirma ter se assustado ao chegar à prefeitura na manhã desta sexta-feira e encontrar um cenário de “pós-guerra”. De acordo com ele, a prefeitura foi deixada sem nenhuma condição de funcionar efetivamente de forma imediata, numa situação inversa à que foi apresentada pela equipe que prestou informações durante o período de transição.

“A situação é difícil e desafiadora, mas nós gostamos de desafios. Nós vamos ter muito trabalho e eu tenho muita fé que vamos conseguir porque temos muita gente nos apoiando, principalmente a população e o governo do Estado que já veio a Xapuri no nosso primeiro dia de trabalho para ajudar a conduzir o processo de transformação da nossa cidade, e isso significa que Xapuri já começa bem”

O prefeito e o governador ainda vistoriaram os primeiros trabalhos de recuperação das duas praças que se localizam em frente à igreja de São Sebastião – as praças São Gabriel e Plácido de Castro. A recuperação da primeira tem previsão ser concluída até o dia 20 de janeiro, quando Xapuri deve receber mais de 10 mil pessoas para o Novenário de São Sebastião. As duas obras foram promessas do governador Binho Marques na campanha eleitoral que levou o prefeito petista à prefeitura de Xapuri.

5 comentários:

Anônimo disse...

pense numa cidade linda... vai ser Xapuri daqui a pouco...

Amuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Xapuri
Bira tenha fé em Deus e boa sorte

Anônimo disse...

Isso é caso de Polícia. Espero que o Ministério Público aja com rigor.

Anônimo disse...

cadeia no vandeco rsrsrsrsrs pena que ele pagará sozinho por isso enquanto madames se fazem de pobrinhas.

xapuriense disse...

Espero que Bira não se converta ao gerencialismo no setor público. À lógica de transformação do cidadão em cliente.

Xapuri, como afirmou o Binho "é a cidade que é berço da Revolução Acreana e que possui a história de Chico Mendes tem que espelhar uma realidade diferente"

Espero que a realidade diferente seja a participação popular radical. Bira possui essa oportunidade. Mas tenho dúvidas, sérias, se não suncumbirá a "verdade global" da suposta eficiência das praticas de gestão típicas do setor privado, cujo arauto maior no Acre parece ser Jorge Viana (ver entrevista recente do ex-governador no Jornal o Globo).

CARLOS CASTELO, xapuriense, professor da UFAC, atualmente cursando Doutorado na Escola de Administração daUFRGS.

Anônimo disse...

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente...
Gabriel O Pensador

Equipe boa, caras novas, gente jovem, habiltada, qualificada, bem ao nível do prefeito... Técnicos... a equipe reflete o seu gestor maior... Com Vanderley também foi assim... CADA PREFEITO MONTA E TEM A EQUIPE QUE MERECE!!!