domingo, 11 de janeiro de 2009

Começa hoje Novenário de São Sebastião



Inicia-se na noite deste domingo (11), o 107º Novenário de São Sebastião, o santo padroeiro de Xapuri. A celebração inicial acontece a partir das 19 horas na praça que leva o nome do santo, no centro de Xapuri.

A abertura da festa religiosa tem uma novidade neste ano. Uma caminhada que sairá do portal de entrada da cidade percorrerá um trajeto de cerca de três quilômetros até chegar à praça de São Sebastião, onde acontece a primeira novena.

As demais novenas serão realizadas na igreja até o dia 19. No dia seguinte, 20 de janeiro, acontece o ponto alto da festa com a grande procissão que chega a reunir cerca de 20 mil pessoas de todos os lugares do Acre e de outros estados.

A programação da igreja se resume às celebrações religiosas e aos bingos e leilões. Uma programação paralela, com shows e outros eventos culturais, será desenvolvida durante a semana que antecede o dia da procissão.

Entre as atrações que se apresentarão em Xapuri, nestes dias, estão: Danah & os Nobres (Nova MPB), Mapinguari Blues (Blues e Rock), Banda Gaya (Reggae), Yaconawas (Hip Hip e Rap), Kelen Mendes (Popular), Grupo Harmonia (Forró do Seringal), Clube do Choro (Choro) e a Orquestra de Sanfonas (músicos de Xapuri: Juvenal, Luiz Mendes, Zé da Porca e Jardel).

Outra novidade neste ano é quanto à acomodação dos tradicionais marreteiros. Em vez de vender os lotes e deixar a construção das barracas a cargo dos próprios comerciantes, a prefeitura está montando tendas ao longo das ruas 24 de janeiro e Floriano Peixoto. Cerca de 180 lotes foram disponibilizados e já se esgotaram.

Várias equipes da paróquia de São Sebastião estão envolvidas com os preparativos da festa. Cerca de 40 pessoas tomam conta de diversas responsabilidades, desde a liturgia até a organização dos bingos e leilões, além da divulgação e preparação da sonorização para o momento da procissão.

Nenhum comentário: