terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dengue preocupa Saúde em Xapuri

As autoridades da área de saúde em Xapuri estão preocupadas com os vários casos suspeitos de dengue que têm chegado ao hospital da cidade. As chuvas que têm caído nos últimos dias devem agravar a situação que a diretora da unidade de saúde, Edwirgens Farias, classifica de preocupante.

A Funasa não têm ainda dados atualizados sobre o índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti no município. Pela situação de abandono em que os bairros se encontravam no início do ano, com grande quantidade lixo espalhada por todos os lados, presume-se que seja alto.

Estão sendo realizadas coletas de sangue nos casos de dignóstico clínico da doença. O prazo para a confirmação laboratorial é de 15 dias. Enquanto isso, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas com sintomas a não se auto-medicarem e procurarem atendimento médico imediato.

Representantes das secretarias estadual e municipal de saúde se reúnem na tarde desta terça-feira, em Xapuri, para montar um plano de contingência contra a doença. De acordo com a secretária municipal de saúde, Maria Maciel, apesar das dificuldades existentes no momento, tudo o que for possível será feito para manter o município em situação de controle.

A prefeitura está fazendo uma campanha para que os moradores da cidade façam a limpeza dos quintais até o dia 15 de janeiro, data em que se encerra a operação de emergência "Xapuri Limpa". O lixo e o entulho retirados dos terrenos serão recolhidos, neste período, sem a cobrança de taxas.

Com os quintais e terrenos baldios livres de entulhos o mosquito transmissor da dengue tem mais dificuldades para se reproduzir. Por outro lado, informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam mais chuvas para o Acre até esta quarta-feira, dia 14. Notícia boa para o Aedes.

Nenhum comentário: