sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dona Júlia Gonçalves Passarinho

Eden Barros Mota

Fico triste todas as vezes que me dirijo a Xapuri e vejo a nossa querida Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho, jogada dentro de um matagal no antigo Centro Social, localizado na antiga Variante. Cresci ouvindo nas festas da Pátria – 5 e 7 de setembro -, bem como no campo de futebol a nossa Bandinha.


Fico triste porque a cada dia que passa não vejo o empenho dos administradores em tentar reerguer um patrimônio histórico e cultural que apenas Xapuri tem o privilégio de possuir, uma vez que nenhum outro município do Acre, nem mesmo a capital dispõe (uma vez que a banda da Polícia Militar é do Estado).

Os administradores devem entender que a Banda de Música é um ótimo investimento para os jovens. Ali se pode aprender uma profissão. A Banda de Música não deve ser vista como algo que apenas anima alguns momentos solenes de nossa cidade, mas como um investimento voltado para a juventude.

Há muito tempo imagino a criação de uma escola de música municipal, abrangendo todos os tipos de instrumentos. Isso é cultura. Isso é dar possibilidade de crescimento para nossa juventude que se encontra carente de quase tudo.

◙ Eden Barros Mota é xapuriense, ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Acre, atualmente agente da Polícia Federal. Veja na postagem
A cultura jogada no vaso fotografias do Centro Social, onde a Banda de Música de Xapuri - que leva o nome da genitora do ilustre xapuriense Jarbas Passarinho - ensaiava seus dobrados na última administração do município.

Nenhum comentário: