sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"Equívoco corrigível"



O professor José Everaldo Pereira, que se declara leitor assíduo deste blog, chama atenção, em comentário postado sobre a reinauguração da praça São Gabriel, localizada em frente à igreja de São Sebastião, para um "equívoco corrigível" da prefeitura de Xapuri. A praça, segundo ele, chama-se na verdade “Barão do Rio Branco” em homenagem a um dos signatários do Tratado de Petrópolis que anexou o Acre ao Brasil.

"A praça São Gabriel é o espaço localizado na esquina da Rua Sadala Kouri com a 24 de Janeiro, ornada com a hélice de um galeão - astúcia do maior contador de histórias em missão catequética, o saudoso Padre José Carneiro de Lima - e uma pedra mármore carrara, trazida da cidade de São Gabriel no Rio Grande do Sul, com uma foto em bronze de José Plácido de Castro, o filho mais querido da bela cidade gaúcha e nosso herói na Revolução Acreana, homenagem prestada na gestão Edson Dias Dantas. Desse modo, a Prefeitura Municipal cometeu equívoco corrigível e não menos diferente dos muitos já produzidos em nossa Xapuri, por conta da apropriação histórica de relevantes fatos de nossa Amazônia, no que espero vê-lo corrigido em prol das significações culturais e da correta versão dos fatos", esclarece o professor.

O também professor Náder Melo Sarkis já havia levantado suspeitas sobre o provável equívoco. Informado do possível erro, o prefeito Bira Vasconcelos prometeu verificar as informações disponíveis na sua prefeitura sobre as praças e proceder a devida correção. Outro conserto em favor da história que deve ser feito em futuro próximo é a devolução da hélice do padre José e o busto do herói da Revolução Acreana ao lugar de origem, citado pelo professor José Everaldo.

Nenhum comentário: