sábado, 17 de janeiro de 2009

“Não deixaram nem a cadeira do meu gabinete”.



O jornalista Luís Carlos Moreira Jorge entrevistou o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, no meio desta semana, quando o petista esteve em Rio Branco se encontrando com o governador Binho Marques, que tem sido o grande padrinho do município nesse início da nova administração. Nenhuma novidade com relação ao que já foi divulgado aqui neste blog, alguns pontos já são até enfadonhos para a população local, que já conhece de cor e salteado a bomba deixada nas mãos do novo prefeito, mas, enfim, vamos à entrevista:

Xapuri, a casa da mãe Joana

Por Luís Carlos Moreira Jorge

Quando foi lançado como candidato a prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos era apontado como uma zebra política, afinal, o PT, seu partido, com toda máquina do governo, com apoio do então prefeito Julio Barbosa (PT), foi derrotado pelo peemedebista Wanderley Viana, que como se diz na gíria, não tinha um pau para dar no gato.

Ao longo da campanha, bem organizada pelo subsecretário de Saúde, Sérgio Roberto, a candidatura de Bira foi crescendo, tomando corpo, e acabou ganhando a eleição com uma vantagem razoável sobre o segundo candidato. O ac24horas foi lhe ouvir como recebeu a prefeitura, suas metas, o que acha da expulsão de posseiros da Reserva Chico Mendes, e qual os seus primeiros passos para este mandato.

Ac24horas – Fala-se que você recebeu uma prefeitura depenada. O que há de verdade nesta história?

Bira Vasconcelos - Não recebi a Prefeitura. Foi uma transição apressada. No Natal fui procurado pelo ex-prefeito Wanderley Viana que pediu para fazermos as pazes. Mas, a documentação necessária para eu ter um perfil patrimonial, não me foi passada. Aos poucos é que fui me inteirando da situação, que é terrível. Para vocês terem uma idéia, quando cheguei no gabinete do prefeito não tinha nem cadeira para sentar, telefones mudos, o prédio em péssimas condições de conservação, enfim, uma desordem geral.

Ac24horas - Você falou em patrimônio depredado, o que vem a ser isso?

Bira Vasconcelos - Todos os imóveis municipais fisicamente em péssima conservação. Da patrulha mecanizada apenas um trator funciona, e um deles está jogado no meio de um ramal, arados em fazendas, e por aí em diante. Dos carros da prefeitura só um deles tem condições de trafegar. Para se ter uma idéia deste descaso, no relatório que recebi do ex-secretário de Agricultura, este diz em certo trecho sobre o paradeiro de um perfurador de solo que “só Deus sabe”. Por esta afirmação se vê como funcionava a prefeitura.

Ac24horas - E que providências você pretende tomar para esta bagunça?.

Bira Vasconcelos - Já tomei. Formei uma comissão de sindicância para levantar todo o patrimônio da prefeitura, composta por vereadores e secretários municipais, para que eu possa ter idéia com que vou contar de fato para administrar. Após a conclusão dos trabalhos vou enviar uma cópia para o Ministério Público Estadual para que tome as providências cabíveis e vou tratar de cumprir bem o meu mandato.

Ac24horas - Você assume em meio a um fato polêmico que é a expulsão de moradores da Reserva Chico Mendes, tida como santuário ecológico do PT, mas que foi transformada num grande campo de pecuária. O que você pensa disso e como vai se posicionar a respeito?

Bira Vasconcelos - Veja bem, existem duas situações distintas na Reserva Chico Mendes: uma a de pecuaristas com propriedades vizinhas, que foram agregando áreas da Reserva às suas terras. São profissionais liberais, empresários, funcionários públicos, cujos perfis não se enquadram na Reforma Agrária. Estes terão que sair. Mas, não pode ser de imediato. Tem que ser dado um bom prazo para que se retirem. A outra situação é de moradores da Reserva que extrapolaram o limite de desmate de 10% para criar gado. Estes terão que permanecer. O que o governo e os órgãos ambientais terão que fazer é financiar o reflorestamento e criar projetos que garanta um meio de vida dos seringueiros, que por falta de incentivo partiram para a pecuária.

Ac24horas - Mas você esquece que se tudo isso ocorreu é por culpa do IBAMA, do governo, que não moveu uma palha para evitar que a pecuária dominasse a Reserva Chico Mendes. Ou não foi assim?

Bira Vasconcelos - De fato desde 1990, quando a Reserva foi criada, e lá se vão 18 anos, que o Estado, os órgãos ambientais não cuidaram da preservação ambiental da área. Quem cuidava eram os próprios seringueiros, através de sua organização, mas estes não tinham poder de polícia para evitar o desmate. Houve de fato uma omissão do poder público neste aspecto. Não se pode esconder.

Ac24horas - Você já é prefeito, o palanque foi desmontado, e o que pretende fazer de imediato?

Bira Vasconcelos - Neste final de semana estaremos com 40 médicos atendendo a população e vamos fazer uma bela festa de São Sebastião: estão todos convidados.

◙ Luis Carlos Moreira Jorge é colunista do jornal A Gazeta e do site Ac24horas.

Um comentário:

Eden Mota disse...

Bira sabemos que a luta que vc está enfrentando é árdua, mas ponha uma coisa na sua cabeça. Quanto mais difícil a vitória, melhor saboreamos os obstáculos. Os filhos de Xapuri torcem por vc. Com certeza estarei pronto para contribuir com vc no que for possível. Conte comigo e com todos aqueles que amam essa terra.