quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Acre lidera analfabetismo entre eleitores no Norte

No Acre existem 67.993 eleitores analfabetos, o que representa 15,34% dos poucos mais de 200 mil eleitores do estado.

A julgar pelos números disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base nas últimas eleições de outubro de 2008, muito ainda precisa ser feito na terra de Chico Mendes para combater um dos grandes males da sociedade brasileira, o analfabetismo.

Segundo levantamento feito pelo jornal acreano A Tribuna, o percentual de eleitores analfabetos no estado é bem superior a média registrada na região Norte, 8,38%.

Nos vizinhos estados do Amazonas e em Rondônia as médias chegam a 7,88% e 6,95%, respectivamente. No Pará, foram registrados 380 mil eleitores analfabetos, o que representa 8,47% do total de votantes.

O campeão em números de eleitores analfabetos no Acre é o município de Jordão, que recentemente foi elevado à categoria de município. No local, 41% dos eleitores são analfabetos.

Para o prefeito do município, Hilário Melo (PT), o primeiro eleito pelo voto popular, Jordão precisa evoluir em vários indicadores sociais, a educação é apenas um deles. O prefeito promete não medir esforços para diminuir esse indicador.

Situação crítica também é encontrada em Tarauacá, onde 34,08% dos eleitores são analfabetos. O município já foi o centro administrativo de Jordão. Feijó é outro com alto índice de eleitores sem escolaridade (33,75%).

A capital Rio Branco registra 15.535 eleitores analfabetos, um índice 7,69% do total de eleitores, ou seja, o menor índice do estado. Epitaciolândia com 12,64% é o segundo com menor índice.

Diante dos números, o TSE já planeja realizar parcerias com os municípios para implementar programas de erradicação do analfabetismo entre os eleitores. No Pará, por exemplo, a justiça eleitoral já busca convênios com os prefeitos.


Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário: