sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval, dengue e crise



Muita gente vai deixar - acredito eu - de participar da folia em Xapuri como em anos anteriores em razão de duas presenças incômodas neste Carnaval: a dengue, que está atrapalhando os planos de muitos foliões, e a crise financeira, que parece já fazer seus efeitos por esse fim de mundo.

A primeira já acometeu um desconhecido mas certamente grande número de pessoas na cidade. O uso da pulverização de ultra baixo volume - o popular fumacê - em vários bairros denuncia que o índice de presença do mosquito transmissor é alto. No único hospital da cidade, é grande também o número de casos suspeitos registrados.

A falta de dinheiro é a grande reclamação entre as pessoas perguntadas das expectativas para o Carnaval 2009. O pagamento antecipado do funcionalismo estadual animou alguns, mas desagrada aos comerciantes da cidade que ainda dependem do velho fiado de caderno para manter o nível das vendas.

O temor é de que com o salário de fevereiro no bolso, as pessoas se empolguem na folia e se esqueçam de quitar seus débitos. A queda nas vendas é outro problema enfrentado pelo comércio nesse início de ano. Enquanto o IBGE aponta uma queda do varejo no Acre de 3,8% (veja), em Xapuri alguns comerciantes afirmam uma redução de 50% nas vendas.

Como Carnaval é carnaval, o amante da festa termina por dar o seu jeitinho para driblar os problemas e cair na folia sem culpas. Para muitos, dengue e pindaíba são peixes pequenos diante da grandeza da maior festa popular do planeta. Pelo menos até a quarta-feira de cinzas, dia de curtir a ressaca e calcular o prejuízo.

Nenhum comentário: