quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval em Xapuri



Peruca esquisita e cara de felicidade do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Desportos, Júlio Dias Figueiredo Filho, o professor Julinho, comandante-em-chefe da organização do Carnaval 2009 em Xapuri, ao lado da esposa Lucilene Daniel. A foto é de Haroldo Sarkis, diretor de Divulgação Social da prefeitura.

O motivo da alegria é o resultado da festa que alcançou o objetivo a que se propôs neste ano: proporcionar à população um Carnaval com o mínimo de organização, boa qualidade das bandas que se apresentaram, praça de alimentação com água corrente nas pias e banheiros à disposição dos brincantes.

O espaço onde foi realizado o Carnaval, livre do tosco barracão coberto de lona plástica, ganhou uma decoração simples mas bonita, com uma bandeira xapuriense estilizada com enfeites carnavalescos. Outros pontos positivos foram a valorização dos músicos locais, esquecidos nos carnavais dos últimos anos, e a realização de três bailes infantis.

É o que basta, além da garantia de segurança, para oferecer aos foliões um Carnaval digno da importância da festa. Nada mais fora de moda que um prefeito embriagado cantando marchinhas carnavalescas a encher o saco do público. Coisa do passado, se bem que nesse ano os cantores poderiam ter evitado tantas loas ao prefeito atual. Ninguém aguenta.

Segurança

A organização do Carnaval relamou da disposição da Polícia Militar em encerrar os bailes às 3:00 horas da manhã com o argumento de que a partir deste horário aumentam os registros de ocorrências policiais. Ora bolas, e o que é que a população tem a ver com isso? Que a polícia esteja de prontidão para dar conta das ocorrências e garantir a diversão do povo, afinal é para isso que a sociedade a paga.

Um comentário:

Lilia Braga disse...

Caro Raimari, gostaria de mencionar a respeito do bloco AS Netinhas do Vôvo Hélio, que buscou resgatar o carnaval de "antigamente" de Xapuri com objetivo de mostrar que carnaval não é só curtição, mostrar também que é arte e cultura.Nosso bloco homenageou os grandes carnavalescos de Xapuri, e com as suas fantasias homenageou os Cem anos de Carmem Miranda. Mostrando assim, aos jovens, que blocos de carnaval vão além de camisetas com frases sugestivas, mais que podem ser culturalmente divertido, resgatando os costumes e as fantasias carnavalescas. Quero mencionar também as pessoas que ficaram chateadas por não terem sido convidas a participar do bloco, que este ano foi somente um ensaio, e que no ano de 2010 será aberto a todos que quiserem participar. Obrigada!!!