sábado, 28 de fevereiro de 2009

E eu com isso?

Eduardo de Souza

Então o carnaval de Xapuri foi obrigado a finalizar as 3 da manhã? Sob alegação de segurança? Muito nobre da parte da polícia, acho que com essa imposição tentaram agir com boas intenções, não dá para pensar diferente, mas:... e eu com isso? Quando digo eu, me refiro ao folião que vai exclusivamente para brincar, se divertir, extravasar sua alegria, predisposto a ir até o finzinho da festa, brincar até o dia amanhecer, como manda a tradição secular do carnaval. O fato de um ou outro se exceder, arranjar confusão, as vezes de séria gravidade, também infelizmente, tem tradição secular, as duas coexistem desde os tempos imemoriais, fazer o que? Guardadas as devidas proporções, imagina o carnaval de Olinda, Salvador, terminando as 3 da manhã? No caso de Olinda, tem um bloco antigo e tradicionalíssimo, o "Bacalhau do Batata", que só sai na manhã de quarta-feira de cinzas, e aí? Experimenta parar aquilo lá as 3 da manhã? A violência grassa na nossa sociedade em todos os sentidos, mas se nos curvarmos a ela dessa maneira, melhor vivermos em guetos de pseudo segurança. Lá na minha terra Potiguar, essa idéia de "fechar o boteco" as 3 da manhã, nunca funcionaria, nem lá, nem em lugar nenhum isso devia acontecer, a não ser que fosse consenso entre os foliões, o que duvido muito. Deve haver uma maneira de resolver essa parada, como voce sugeriu, com muita conversa entre os interessados. Orgãos de segurança, quero acreditar, sempre tem boas intenções, mas as vezes optam por caminhos mais fáceis em detrimento a outras opções e/ou direitos adquiridos, o direito de brincar até o dia "raiá", na boa. Não vamos impedir o palhaço de brincar, nos fazer sorrir, proibindo-o de usar aquele nariz de tomate.

Eduardo de Souza é potiguar de nascimento e xapuriense de coração. Aqui, foi professor de língua inglesa e cirurgião dentista durante 12 anos. Hoje, exerce apenas o segundo ofício na capital acreana.

Nenhum comentário: