terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fim da folga

Termina hoje o recesso da Câmara Municipal de Xapuri

Com uma considerável renovação no quadro de vereadores, o parlamento municipal retoma suas atividades a partir desta terça-feira. São cinco os novos vereadores, a maioria marinheiros de primeira viagem, mas que representam boas esperanças de um avivamento nas cores desbotadas que a instituição carrega na atualidade.

Das cinco novas caras, dois - Selmo Dantas (PT) e Ney Eurico (PSB) - já exerceram o cargo na condição de suplentes na legislatura passada. Os demais - Zeca da Emater (PMDB), Gessy Capelão(PSB) e Maria Luceni (PV)ocuparão a tribuna pela primeira vez com o desafio de tirar da sonolência a chamada "Casa do Povo", que há muito tempo não corresponde ao adjetivo.

O que a população espera é que a Câmara deixe de ser o latifúndio improdutivo que tem se mostrado nos últimos anos e assuma o status de instituição representativa do povo e dos seus interesses. Quem sabe se o compromisso com a moralização e com o trabalho sério e produtivo começasse pelos parlamentos-mirins a onda não atingisse um dia o parlamento maior do país?

O eleitor já deixou claro nas últimas eleições o seu grau de satisfação com a atuação da Câmara. Tirou de lá cinco cabeças - algumas com insuficiência de massa cinzenta - e ainda deixou outras quatro, talvez porque nem sempre a vontade popular é fator determinante para o resultado de uma eleição.

Com o fim da merecida folga, ficamos a esperar, então, boas novidades vindas daquela Casa. Que as negociatas espúrias que deram vida à figura do chamado "vereador marreteiro" passem a ser coisas do passado e que a Câmara se preste a ofícios mais nobres do que apenas abonar os interesses do Executivo.

Nenhum comentário: